Documentário “A Praça pede passagem” retrata a importância da Praça Portugal

Documentario_PracaPortugalCeara

Da Redação

Tendo como foco a recente controvérsia envolvendo a praça, está sendo produzido um curta-metragem documental intitulado “A Praça Pede Passagem”.

O documentário faz mobilização pela preservação da Praça Portugal e retrata a importância da Praça Portugal para a cidade. Rui Paes Caminha, idealizador do projeto, explica que se trata de projeto e filme, “porque as nossas iniciativas vão além das filmagens”.

“Contaremos nossa história na tela, com técnica, arte e sentimento; e fora dela também seremos atores constantes de mudanças, organizando atos, resgatando memórias, defendendo a preservação do espaço público como símbolo maior do coletivo e do democrático”, salienta Rui paes Caminha.

No âmbito do projeto foi realizado uma filmagem in loco na Praça Portugal, contando com um ato coletivo pela sua preservação. O horário escolhido para as filmagens foi das das 17 às 21h, o qual trouxe atrações diversas: aula livre da Mestre Ana Cesaltina, Grupos de Circo, atuações teatrais, intervenções artísticas, incluindo a pintura de uma grande tela pelo artista plástico Vando Figueiredo, no comando do cenário musical, o DJ Guga de Castro.

O documentário já está em curso, tendo sido realizada esta semana filmagens com a recolha de diversos depoimentos sobre a importância da Praça Portugal para a cidade. O Presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará, José Maria Zanocchi, é um dos entrevistados pelo projeto.

O filme deve ficar pronto até o fim de maio. O projeto recebe doações através do site de financiamento coletivo Catarse e registra a rotina de produção através de uma página no Facebook (http://j.mp/1fySUbt).

“Nós nos encontramos num daqueles momentos únicos, no qual qualquer decisão que tomemos tornar-se-á histórica. Se nos omitirmos, seremos lembrados como a geração que assentou mais um prego sobre o caixão da nossa cultura, mas, se de outro lado resistirmos, seremos lembrados como aqueles que, ainda que confrontados por uma força maior, prevaleceram e mantiveram viva a nossa história” defende a organização.

Também durante o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos, foram apresentadas críticas dos arquitetos cearenses sobre a proposta de intervenção na Praça Portugal, no dia 25 no Centro de Eventos do Ceará. Segundo o documento, o projeto da Prefeitura de Fortaleza que visa melhoramente do trânsito na região não apresenta “explicações sobre como os binários afetarão o trânsito da cidade em um raio de 1km ou mais. Há risco de se levar atuais engarrafamentos de um cruzamento para outro”.

Prefeitura
Em março, outra reunião entre integrantes da comunidade portuguesa local e da Prefeitura estiveram discutindo ideias em torno do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito (PAITT).

O prefeito informou que a implantação dos binários é irreversível, mas garantiu a participação de três membros da comunidade portuguesa na elaboração do projeto arquitetônico para a reformulação da Praça. “Estou feliz em assistir a cidade se movendo e discutindo os projetos. Isso não acontecia”, afirmou Roberto Cláudio.

Segundo afirmou o prefeito, o projeto pode reforçar as homenagens à Portugal, mas precisa contemplar quatro pontos que são imprescindíveis: faixa exclusiva para o transporte público, ciclofaixas, ampliação do espaço de circulação de pedestres e aumento da área de convivência das pessoas.

LEIA MAIS >> Comunidade Portuguesa defende a manutenção da Praça Portugal no Ceará

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: