Geminação entre Santo André e Ribeira Brava é tema de exposição no ABC

Da Redação

O Museu de Santo André vai receber, até 30 de dezembro deste ano, uma exposição promovida pela Associação Caboverdiana do Brasil, com sede em Santo André. “15 anos de Geminação – Santo André e Vila de Ribeira Brava, cidade irmã na África” comemora os anos de geminação entre a cidade do ABC Paulista e da Ilha de São Nicolau, em Cabo Verde. Nela são apresentados objetos, fotografias e documentos que retraram os aspectos culturais caboverdianos.

Seguido a exposição, acontece em 17 de maio uma palestra com o Prof. Juarez Ambires (Fundação Santo André) e José Augusto, presidente da Associação Caboverdiana do Brasil. Haverá outra palestra com o José Augusto em 12 de setembro.

Atualmente, essa comunidade imigrante conta com 480 pessoas originais de Cabo Verde, de acordo com o último recenseamento, porém, considerando a segunda e terceira gerações, a comunidade chega a um número em torno de 600 pessoas. Os imigrantes originais, na sua maioria, já estão aposentados, porém com uma condição econômica e social confortável.

A Associação Caboverdiana do Brasil, fundada no ano de 1978, em Santo André, é uma comunidade muito ativa, que participa de vários eventos sociais e culturais nesta e em outras cidades e estados brasileiros, levando aspectos da cultura cabo-verdiana, como música, dança, culinária, através do Grupo Cultural criado no ano de 1996, composto por cabo-verdianos, descendentes e brasileiros.

A Associação exerce um papel fundamental no que se refere a dar atividade a estes imigrantes idosos, fazendo com que estejam sempre em contato com as coisas da terra natal. A comunidade conta também com cerca de 80 estudantes caboverdianos que escolheram a cidade de Santo André para desenvolver a carreira acadêmica.

São Nicolau

A Vila da Ribeira Brava, com suas ruas estreitas e casarões antigos, remete o visitante a um tempo remoto do passado, é como se voltasse 300 anos no tempo.

O Seminário instalado na ilha de São Nicolau formou a maioria dos intelectuais de Cabo Verde e de vários países africanos, é considerada como o berço da cultura de Cabo Verde, sendo que até os dias de hoje a tradição é preservada por toda sua gente.

Em Tarrafal, duas praias de areia preta, rica em titânio e em iodo, têm a fama de serem ótimas para as doenças reumáticas. O carnaval da ilha, que se inicia logo após o de Mindelo, oferece a particularidade de ver os participantes de três grupos tradicionais concorrerem entre si.

1 Comment

  1. Admirável e gratificante, a conservação, da cultura,música e todas as coisas de Cabo Verde,sou de Santo André, e apaixonada por Cabo Verde,e por toda sua gente, desde sempre quis se missionária Comboniana, por lá e sei que conseguirei.Gostaria de manter contato e ter as notícias de Cabo Verde e participar dos eventos promovidos pela associação,Agradeço a atenção, desde já.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: