Sábado, 26 de Julho de 2014 Mundo Lusiada no Facebook Mundo Lusiada no Twitter Mundo Lusiada no Orkut Mundo Lusiada no YouTube

Com 46 anos no ar, Portugal Trilha Nova é o programa mais antigo do mundo na mesma emissora

Por | 27 fevereiro, 2013 as 4:21 pm | Nenhum comentário

Radialista acha que o conteúdo de mídias como Agência Lusa (áudio), e RDP (por exemplo), deveriam ser disponibilizados, ao menos os noticiosos para programas como este.

 

O casal Mimi e Varela Leal, a frente do programa de rádio luso-brasileiro.

O casal Mimi e Varela Leal, a frente do programa de rádio luso-brasileiro.

Por Odair Sene

Francisco José Varela Leal, aos 83 anos de idade, conhecido em toda a comunidade portuguesa de São Paulo simplesmente por Varela Leal e sua esposa Mimi Varela, aos 81 anos, seguem firme à frente do programa Portugal Trilha Nova, na Rádio ABC, em Santo André (Grande ABC, São Paulo), que já soma nada menos que 46 anos no ar.

Segundo o comandante, que começou este projeto na Rádio ABC em 1967, este é o mais antigo programa de rádio em uma mesma emissora, em atividade ininterrupta, no mundo. Um caminho percorrido com esforço e muita dedicação sua e da inseparável Mimi Varela, que começaram neste segmento há cerca de seis décadas, passando entre outras pelas rádios: Record e Tupi.

O radialista falou ao Mundo Lusíada que, em sua maneira de ver, acha o programa muito bem estruturado, mas entes de tudo busca sempre oferecer ao ouvinte um programa agradável, para que possa sentir a musicalidade, além das informações preciosas que abrangem o Portugal do norte ao sul.

“Até porque, pouco se fala do nosso Portugal; então os programas portugueses devem falar o que podem. Ainda assim não nos dão notícias para transmitir, nós é que temos que andar a pesquisar as notícias e ler o que sai publicado no Mundo Lusíada”, referiu ele achando que o conteúdo de mídias como Agência Lusa (áudio), e RDP (por exemplo), deveriam ser disponibilizados, ao menos os noticiosos para programas como este que, com meio século divulgando Portugal, ainda tem que viver a procura de notícias divulgadas em sites diversos.

Para além do conteúdo noticioso, o Portugal Trilha Nova sempre manteve sua característica de trazer de Portugal as novidades musicais lançadas e tocadas por lá, e assim mostrando muitas vezes em primeira mão no Brasil. Neste sentido, desde os tempos do “Compacto Simples”, como dos famosos LPs de vinil, das fitas cassetes e depois dos CDs, Varela Leal tocou primeiro no Brasil muitos dos sucessos então desconhecidos no mercado local.

Essa característica (onerosa por sinal), permitiu ao casal montar ao longo de tantas décadas, uma grandiosa e valiosa discoteca na qual mantém verdadeiras relíquias de 30,40,50 anos. Todo o investimento feito, diz ele, foi sempre para ter o diferencial e poder oferecer mais atrativos ao ouvinte.

No entanto a característica do Portugal Trilha Nova não anda fácil manter. “Hoje está difícil. Para se conseguir CDs de músicas portuguesas você tem que ir à Portugal adquirir porque em São Paulo, que eu saiba, não há local onde se pode adquirir. E mesmo lá em Portugal, no Algarve, por exemplo, onde a Mimi vai todos os anos, não tem músicas portuguesas para vender, tem que ir em Lisboa, por exemplo, e mesmo assim são poucos os lugares”, diz Varela.

Mesmo com as tantas dificuldades, o casal Varela segue mantendo o sabe fazer de melhor, levar entretenimento e alegria aos milhares de ouvintes que veio somando ao longo de tantas décadas. Com 46 anos ininterruptos no ar, na mesma emissora, Varela se orgulha em dizer que este é o mais antigo programa do mundo nessas condições. Para além disso, o casal se orgulha em dizer também que lançou nomes desconhecidos no Brasil e hoje consagrados no meio radiofônico.

Confira pelo rádio aos domingos: (12:00 horas)

Rádio ABC – AM 1.570

Ou pela Internet:

www.radioabc.com.br/?modulo=programacao&sessao=ver&id=50

Blogue do programa:

http://portugaltrilhanova.blogspot.com.br





 

Deixe uma resposta

 

 
© 2011 Jornal Mundo Lusíada - RVR PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA. Todos os direitos reservados.
Assine - Fale Conosco - Publicidade