Arouca SP Clube e seu animado “Almoço de Páscoa”, entidade beneficiou 300 pessoas numa comunidade local

Por Odair Sene

 

O Arouca São Paulo Clube também realizou evento neste mês, foi no dia 07 de abril na sede arouquense e em comemoração da Páscoa, além da apresentação bastante elogiada do Rancho Folclórico Português Aldeias da Nossa Terra, um dos dois grupos culturais mantidos pela entidade, que está sob presidência do Antonio Carlos Vale Fernandes (popular Toninho).

Falando ao Programa Orgulho de ser Lusa, o diretor João Carvalho, um dos mais antigos e importantes colaboradores da casa nas últimas décadas, disse que estar ajudando a casa dá muito trabalho “mas é muito gratificante” – “a gente luta pela comunidade, para mostrar um pouco da cultura portuguesa, tentar chegar ao mais próximo da nossa culinária, passada pelos nossos antepassados, que passaram e nos deixaram seus conhecimentos”, disse ele citando o pessoal da cozinha que precisa de 10 a 15 pessoas para dar conta de tudo.

“O bacalhau por exemplo nós aprendemos com os nossos velhinhos que passaram por aqui, e agora temos passado aos nossos novos [membros] e eles vão pegando, vão tocando e assim vamos ajudando”, disse o diretor convidando para que as pessoas vão às casas, nas festas portuguesas, participem dos eventos, nas diversas casas regionais, porque todas mostram uma só bandeira, que é de Portugal.

Também o presidente Antonio Carlos falou ao Mirandinha destacando a “casa cheia” o ótimo evento, e um assunto importante que foi a primeira ação beneficente em conjunto com seu Depto. Feminino. “Muito feliz com nossa ação, entregamos chocolates para cerca de 300 crianças aqui da proximidade, da comunidade local”, disse ele comemorando a volta com o Dep. Feminino que já foi muito atuante e agora começa a retornar.

Com isso a direção do Arouca já lançou sua nova campanha, como anunciou o presidente Toninho: “Vai ser sobre higiene e saúde, vamos arrecadar material de higiene como pasta e escova de dente, sabonete, etc; durante dois meses para depois montar os quites e entregar na comunidade para cerca de 300 pessoas, e assim vamos mostrar o lado social que temos no Arouca, porque além de manter o clube, ajudamos nosso próximo”, disse ele.

Segundo o presidente, já em seu segundo mandato, no geral as casas regionais estão passando por mudanças, pessoas mais novas estão assumindo. “Uma casa regional demanda muito tempo e dedicação, e só assim se consegue manter uma casa, isso que estamos fazendo aqui no Arouca”, referiu ele citando outro exemplo que é a Casa de Portugal de Campinas, com a Ana Calvinho na direção, “uma casa com muita expressão, assim como a Casa do Minho do Rio, com a Fátima, um trabalho belíssimo e é isso mesmo que temos a fazer”.

A direção do Arouca também pretende levantar as condições necessárias para levar novamente seu folclore para uma digressão a Portugal em 2025. O presidente no entanto tem ciência da experiência nas apresentações em Portugal, mas falta expertise para “levar” o grupo (em termos de logística, agenda e organização), para tal foi montada uma comissão de oito pessoas para desenrolar o assunto e acontecer a viagem lá para o mês de agosto.

Antonio Carlos também acha que a volta do secretário José Cesário na Secretaria de Estado das Comunidades, é um ponto bem positivo e que pode ajudar “não só Arouca” mas a comunidade. “Desejo um belo mandato, também parabéns para a Carolina que volta a trabalhar com o Cesário, pra gente é bom e sabemos que podemos contar com eles, ajudem a agente que a gente precisa”, finalizou Toninho em entrevista ao Mirandinha Santos.

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: