Da Redação
A comunidade portuguesa em Campinas se reúne para mais uma programação em comemoração ao Dia de Portugal, de 03 a 10 de Junho, quando acontece a XVIII Semana Cultural Portuguesa. O Folclore a Culinária típica Portuguesa são as atrações das famosas Festas Juninas que ocorrem todos os sábados de 01 de junho até 13 de julho às 19 horas.
Na abertura da programação divulgada pela Casa de Portugal de Campinas, apresentação da Soft Orquestra da Sociedade Filarmônica de Valinhos, com regência do Maestro Lucas Paiva e maestro Walter Nascimento. SOFT é uma entidade cultural sem fins lucrativos que difunde a boa música, do erudito a música raiz, e possibilita jovens músicos solar peças, que dá oportunidade a jovens maestros buscar experiência e praticar ensinamentos aprendidos nas universidades, sobrevive com recursos conseguidos pelo próprio trabalho. Atualmente, a Soft conta com cerca de 40 integrantes de uma orquestra completa.
Ainda na abertura, acontece apresentação das Cantoras Manuela Fernandes e Regina Márcia Moura Tavares. Também será aberta uma exposição Cultural: Trajes e Tradições Portuguesas. Manuela Fernandes, que cantará o hino Nacional, nasceu em Barcelos-Portugal, veio pequena para o Brasil e quando menina encantou-se com a Casa de Portugal de Campinas e as músicas que lá ouvia. Dedicou-se ao Fado, que procura divulgar cada vez mais. Regina Márcia é antropóloga formada pela USP, especialista em Preservação do Patrimônio Cultural e Museologia, tendo exercido atividade acadêmica por mais de 30 anos em sua escola de origem e na PUC de Campinas.
No dia 04, Campeonato de Sueca; dia 05 de Junho, Portugal à Mesa, evento culinário com inscrições até 4 de junho – vagas limitadas. O evento Portugal à Mesa contará com o Chef Jorge do Restaurante Estância D’Oliveira que dará dicas gastronômicas importantes e ensinará receitas típicas Portuguesas. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 3252-5752 e o ingresso é um quilo de alimento não perecível que será doado a entidade assistencial. Já no dia 06 de junho, acontece as 20h Noite do Traje Português, Cortejo Etnográfico – Trajes Portugueses do final do século XIX princípio do século XX sua utilização e destino, além da oportunidade de presenciar e participar do ensaio e dança folclórica. Aos presentes será oferecido um delicioso caldo verde. Dia 07 de junho, 20h, Outorga do Título de Cidadão Campineiro pela Câmara Municipal de Campinas. E dia 08 às 19h, começa a Festa Junina – Culinária Típica Portuguesa, e apresentação do Rancho Folclórico a Eira de Newark – New Jersey – Estados Unidos da América. Dia 09 às 09h, Missa Solene, cânticos – Corais na Ponta da Língua e Santa Cecília, na Capela do Hospital Real Sociedade Portuguesa de Beneficência.
Na sequencia, 10h, Ato Cívico em frente ao Busto de Camões com apresentação dos Corais Na Ponta da Língua, Santa Cecília e Vozes de Outono, regência – Maestrina Elizabeth Assumpção, na Praça Luís de Camões. Às 11h, Porto de Honra no Salão Nobre do Hospital da Real Sociedade Portuguesa de Beneficência. E também no 10 de Junho às 20h, acontece ainda o Campeonato de Sueca.
Rancho Folclórico Newark
Pela primeira vez, o Rancho Folclórico A Eira de Newark será recebido em Campinas, e segundo Maria José Castro Marcos, Diretora Cultural, eles estão ansiosos pela viagem.
Fundado em 1994, é composto por grupo Adulto e Infantil. Representam usos e costumes da região Viananse, (Viana do Castelo), suas danças na sua maioria representam o Alto, Centro e Litoral Minhoto.
Pela sua autenticidade, tem sido convidado para representar Portugal e as suas comunidades, quer em Paradas Oficiais, quer em atividades culturais nas Nações Unidas em Nova York. Representam a comunidade portuguesa junto do Departamento Cultural da Cidade de Newark, Nova Jersey.
Em 1998, participou em Portugal do Festival Folclórico de Marco de Canaveses, além do Festival Internacional de Paramos, na cidade do Porto, e convidado da RTP Internacional, no programa “Praça da Alegria”.
Em 2002 e 2010 deslocou-se a Mississagua, Canadá, para participar no Festival Folclórico organizado pelo Rancho Folclórico Etnográfico de Portugal. Também atuou em 2003, na festa do Imigrante, que se realizou na Vila de Monção, Portugal, e foi aceito como membro ativo da Federação de Folclore Português.
Em 2010, esteve também nas Festas dos Santos Populares da Rádio Alfa em Paris, França. No ano seguinte, em Toronto, Canada, para os grandes festejos do Santoinho perante cerca de 2.000 pessoas. Tem o seu Festival Internacional em Setembro de cada ano, em Newark, Nova Jersey.
Além de Campinas, o grupo dos EUA também participa do Dia de Portugal em Santos, no litoral paulista, se apresentando na Praça Mauá no dia 09 às 16h30.