Mundo Lusíada
No último dia 6, Lisboa venceu, pela primeira vez, como o “Melhor Destino MICE da Europa”, em 2023, durante a 4ª edição dos World MICE Awards, realizado em Berlim, Alemanha. Na mesma noite, aconteceu a 31ª edição europeia dos World Travel Awards, que também consagrou Lisboa como o “Melhor Destino Urbano da Europa”, em 2024.
Em 2023 e até ao momento, foram registados 2.251 eventos na capital portuguesa que atraíram mais de 592.178 participantes de todo o mundo. A localização privilegiada, as infraestruturas modernas e versáteis, bem como as excelentes acessibilidades, combinadas com a transversalidade das experiências culturais, tornaram Lisboa uma escolha incontornável na Europa para a organização de eventos. Desde 2019, Lisboa ocupa o 2º lugar do ranking mundial da ICCA (International Congress and Convention Association), tendo estado anteriormente e, consecutivamente, no Top 10.
O segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) desempenha um papel significativo na economia lisboeta, contribuindo de forma expressiva para o turismo e o desenvolvimento econômico, nomeadamente na geração de receitas e criação de emprego. Em 2022 e 2023, a Associação Turismo de Lisboa (ATL) disponibilizou uma verba superior a €1 milhão para a captação e apoio de congressos, eventos corporativos e eventos associativos, por meio do Fundo de Desenvolvimento Turístico local (financiado com receitas geradas pela taxa turística) e da coparticipação da ATL no programa nacional “Portugal Events”, com 25% do financiamento global.
Com isso, as perspectivas de realização de eventos internacionais na região são promissoras. “Continuamos a trabalhar para atrair a atenção dos organizadores e participantes dos eventos internacionais. Lisboa destaca-se não só pelo seu DNA único, mas muito pelo profissionalismo das suas empresas, pela excelente hotelaria, acessibilidades, capacidade de organização, oferta cultural e a mais diversificada variedade de experiências possíveis. Lisboa continua a ser pioneira na oferta de experiências únicas”, afirma Paula Oliveira, diretora executiva da ATL.
Enquanto destino urbano, Lisboa destaca-se pelo seu patrimônio histórico, cultura vibrante, atmosfera acolhedora, gastronomia diversificada e experiência autêntica aos visitantes, com os seus bairros históricos, azulejos coloridos, miradouros panorâmicos, arte urbana, modernidade e atrações culturais, desde museus e galerias de arte, concertos e festivais reconhecidos internacionalmente.
Os World MICE Awards, considerado o evento “irmão” dos World Travel Awards, celebram a excelência da indústria MICE e premiam anualmente destinos, companhias aéreas, unidades hoteleiras, organizadores e infraestruturas relacionadas com este setor.
Porto e Norte de Portugal
A cidade do Porto é o Melhor Destino Metropolitano à Beira-Mar, Braga o Melhor Destino Emergente e os Passadiços do Paiva voltam a ser Melhor Atração no turismo de Aventura na edição de 2024, na gala de Berlim.
O destino Porto e Norte continua a receber distinções internacionais de grande relevo. Nos prestigiados WTA, unidades hoteleiras, atrações turísticas, cidades e empresas da região foram as melhores dos melhores no continente europeu, em várias categorias, validando a capacitação da região para oferecer um turismo de elevada qualidade e crescer em valor.
Num total de 11 prêmios arrecadados, salientam-se os quatro de âmbito europeu. Desde logo os Passadiços do Paiva e Geopark de Arouca, que voltaram a vencer o prêmio de Melhor Atração de Turismo de Aventura, galardão que já alcança há sete anos consecutivos. A cidade do Porto, já várias vezes premiada em diferentes categorias, foi considerada Melhor Destino Metropolitano à Beira-Mar e também a cidade de Braga foi distinguida como Principal Destino Turístico Emergente da Europa.
Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, congratula-se com os resultados obtidos e evidencia o fato de “ano após ano o destino conquistar prêmios de alto prestígio, que reforçam a notoriedade do destino e continuam a colocá-lo no top of mind nas preferências dos turistas. É uma excelente notícia e que nos pode permitir continuar a crescer, nomeadamente em valor”.
Também no Minho, o Pousada Mosteiro de Amares venceu na categoria de Melhor Hotel Romântico.
Os prêmios referentes à eleição em Portugal contemplaram várias unidades hoteleiras do Porto e Norte. Assim, o Renaissance Porto Lapa Hotel foi eleito como Melhor Hotel de Negócios, um segmento em que o destino tem vindo a ganhar escala e que é considerado como um produto estratégico para os responsáveis do Turismo do Porto e Norte; o Melhor Hotel Urbano foi o Pestana Porto Vintage e o Melhor Hotel Design o Sé Catedral Porto Hilton.
O galardão de Melhor Hotel Boutique recaiu no Six Senses Douro Valley, em Lamego, no Alto Douro Vinhateiro. A Agência Abreu venceu três prêmios: Agência Líder de Viagens em Portugal; Agência Líder de Viagens Online em Portugal (Abreu Express) e Empresa Líder em Gestão de Destinos (Abreu DMC Portugal).
“Melhor Companhia Europeia”
Também a TAP Air Portugal recebeu em Berlim uma dupla distinção na cerimônia conjunta dos WTA e dos MICE Awards. Foi eleita como a Melhor Companhia Aérea Europeia a voar para a América do Sul e África para nos WTA 2024, mas juntou, este ano, a distinção como Melhor Companhia Europeia nos MICE Awards 2023.
Pelo sétimo ano consecutivo, a TAP recebeu a distinção dos World Travel Awards como a melhor Companhia Europeia a voar para África e para a América do Sul.
Para o Brasil oferece 80 voos semanais e vai reforçar as frequências em 2024 para um total de 96 voos por semana para 11 capitais brasileiras. Uma média de 13 por dia, reafirmando a TAP como a mais importante Companhia aérea internacional a ligar o Brasil à Europa. Na América do Sul, voa ainda para a Venezuela, tendo agora voos diretos entre Funchal e Caracas.
Para África, a TAP tem 85 voos semanais a partir de Porto e Lisboa para 14 destinos em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Marrocos, Senegal Gâmbia e Gana.
Os troféus atribuídos nesta edição da premiação juntam-se aos já conquistados em edições anteriores, uma vez que a TAP foi eleita a melhor Companhia Aérea Europeia a voar para África em 2011, 2012, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023 e a melhor Companhia Europeia a voar para a América do Sul em 2009, 2010, 2011, 2012, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023.
A escolha dos vencedores dos World Travel Awards foi feita através de um processo de votos online, maioritariamente de profissionais da área de turismo e viagens, como agentes de viagem, operadores e organizações de turismo de vários países, mas também do público em geral.
Mario Cruz, Chief Commercial & Revenue Officer da TAP Air Portugal, e Ana Marta Alves, Europe Sales Director da TAP Air Portugal, receberam os prêmios na gala dos WTA e MICE Awards em Berlim
Os World Travel Awards, internacionalmente aclamados como os “Óscares do Turismo”, distinguem anualmente a excelência alcançada por destinos turísticos, empresas hoteleiras, companhias aéreas e outras entidades relacionadas com a indústria do turismo. Esses prêmios representam uma chancela de qualidade e um selo de prestígio para aqueles que se destacam em proporcionar o melhor que a indústria do turismo tem para oferecer a nível global.