Da Redação
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) promove nos próximos dias 3, 4 e 5 de março o Workshop sobre Sistema de Informação de Pesquisa Corrente (Current Research Information System – CRIS).
O objetivo do evento é apresentar o sistema PTCRIS, que tem sido implementado pela Fundação de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (FCCN/FCT).
Na oportunidade, será definida a criação de um programa de cooperação entre o Brasil e Portugal quanto ao uso desse sistema. O evento contará com a presença de João Mendes Moreira, diretor da área do conhecimento científico da FCT.
O sistema CRIS refere-se a um conjunto de registros sobre projetos de pesquisa em ciência e tecnologia, sobretudo aqueles financiados com recursos públicos, e que são organizados em bases de dados, de acordo com um padrão. Esses sistemas podem ser relacionados a repositórios de informações contendo publicações decorrentes dos projetos de pesquisa, currículos de pesquisadores, informações sobre instituições de pesquisa e repositórios de dados brutos de pesquisas.
A organização do evento solicita que os interessados confirmem presença pelo telefone 3217-6365.O evento acontece no Auditório do IBICT, das 9h às 17h, em Brasília.
Seminário
Também em março, acontece um Seminário Internacional de Educação Corporativa, com a participação de Portugal.
Práticas inovadoras da educação corporativa, internacionalização das empresas e o aprimoramento do capital humano nas organizações serão alguns dos temas discutidos no Seminário Internacional Discutindo a Educação Corporativa: Empreendedorismo, Internacionalização e Informação (ECEII 2015), que será realizado nos dias 10 e 11 de março, em Brasília.
Organizado pelo Ibict, o evento conta com a participação de palestrantes de empresas públicas e privadas, além de membros de universidades brasileiras, que apresentam experiências e novidades a respeito do tema.
“Dentro da sua missão de gestão do conhecimento, o Ibict quer abrir o diálogo entre o governo e o setor produtivo trazendo expertise de vários profissionais para promover as estratégias que eles devem adotar”, explica a coordenadora-geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados (CGPM) do Ibict.
O consultor de educação corporativa do Ibict José Rincon explica que as Universidades Corporativas trabalham com o conhecimento, empreendedorismo e estratégias. As empresas e o mundo dos negócios se sustentam na inovação, tecnologias, pesquisas e competividade e, com isso, o ganho maior é para quem inova mais e conhece melhor o seu produto, mercado e serviços.
Participam também do evento representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Ibict; Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC); Ministério de Industrias de Cuba; Casa Consultora DISAIC de Cuba; Universidade de Brasília (UnB); Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e Universidade Fernando Pessoa, de Portugal.
Miguel Trigo, da Universidade Fernando Pessoa, participa em painel sobre a Internacionalização das Empresas e a Educação Corporativa.