Web Summit: Pavilhão do Brasil abre com delegação de mais de 400 startups

Foto: ApexBrasil

Mundo Lusíada com agencias

Uma cerimônia nesta terça-feira inaugurou o pavilhão do Brasil no Web Summit em Lisboa, um dos principais eventos do mundo do ecossistema de inovação, da qual participaram representantes da Apex Brasil, Sebrae, Serpro e Ministério da Ciência e Tecnologia.

O Brasil participa do evento deste ano em Portugal, com delegação de mais de 400 startups, a presença mais numerosa na história do evento, com foco na diversidade regional do empreendedorismo brasileiro e em soluções sustentáveis.

O estande brasileiro conta com programação diversificada, que inclui sessões de “pitch” de startups brasileiras e de “pitch” reverso de delegações estrangeiras; apresentações sobre as estratégias nacionais de bioeconomia, inteligência artificial e transição energética e suas respectivas ações de apoio a startups; e painéis de discussão sobre transição digital no turismo, inteligência artificial generativa, cooperação entre instituições científicas e tecnológicas (ICTs) e empresas, apoio ao empreendedorismo feminino e parques tecnológicos brasileiros; e outras atividades.

O Pavilhão Brasil no Web Summit Lisboa também foi palco para o lançamento do Prêmio Sebrae Startups 2025, reconhecimento que impulsiona a inovação brasileira no cenário global. Com prêmio de R$ 250 mil à grande vencedora, a iniciativa integra uma estratégia ampla de relacionamento e aceleração do Sebrae, desenhada para integrar startups de todo o Brasil e conectá-las a um ecossistema dinâmico de apoio e mentoria.

Nesta segunda-feira (11), o Seminário de Internacionalização Brasil Portugal abriu a programação da missão internacional em Lisboa, que segue até sexta-feira (15). O seminário, que integra a agenda da delegação brasileira, reuniu executivos, empreendedores e autoridades para explorar os desafios e as oportunidades do mercado europeu, com foco em Portugal, para a expansão de empresas brasileiras. 

Durante o Seminário, Paulo Renato Cabral, gerente de Inovação do Sebrae, destacou cases de diferentes origens entre as 400 empresas que integram a comitiva de startups no Web Summit.”Um empreendedor do Sergipe, que, com inteligência artificial, a partir de uma foto do pé do cidadão, identifica se a pessoa está com diabetes. Outra empresa do Sul desenvolveu um software que, por meio de gravação de voz e vídeo de cinco segundos, detecta depressão, burnout ou questões da saúde mental. Esses são exemplos do empreendedorismo brasileiro, inovador, diverso, que não deve em nada para nenhum país do mundo e vai brilhar no Web Summit”, afirmou.

Ao citar empreendedores do interior do Ceará, Amazonas, Acre e Amapá, o gerente do Sebrae revelou a importância da diversidade: “Temos a diretriz máxima de democratizar e interiorizar a inovação. Com isso, conseguimos trazer uma diversidade de empresas, de estados que talvez nunca teriam acesso ao Web Summit”. “Somado a isso, outra diretriz é trazer empresas lideradas por mulheres, negros e de etnia dos povos originários”, acrescentou Cabral. A seleção das startups que participam do Web Summit Lisboa foi realizada em conjunto pelo Sebrae, Apex, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Embaixada Brasileira em Lisboa, Serpro e Embratur.

O diretor de gestão corporativa da Apex, Floriano Pesaro, revelou que, com mais de 20 mil startups, o Brasil tem apresentado indicadores favoráveis no Global Innovation Index. “Somos referência em inovação e principal destino de investimentos em startups na América Latina”, afirmou o diretor da Apex. O executivo mencionou os resultados financeiros do dinamismo no setor: “Nossas startups captaram U$ 1,46 bilhão em capital de risco desde o início de 2024, montante 9,5% maior que no mesmo período de 2023. São centros de inovação cada vez mais avançados graças aos programas de apoio às startups, gerando mais oportunidades, trocas comerciais e competitividade”.

O número recorde de startups representadas no Web Summit foi destacado pelo embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro. “Isso é um sinal de que nós estamos no caminho certo. Vamos avançar cada vez mais na modernização das nossas startups, dos unicórnios, dos laboratórios, para crescermos no desenvolvimento e na inovação no Brasil”. Carreiro destacou o crescimento das relações e investimentos entre Brasil e Portugal: “Fico muito feliz com o que estamos desenvolvendo, as relações que se abriram e cresceram, os investimentos. E o mais importante é ver os resultados”.

“Este seminário já se consolidou como um marco no calendário de atividades à margem do Web Summit e guarda um valor inestimável porque expõe o vibrante ecossistema de inovação português, suas oportunidades e a rede de apoio ao empreendedorismo”, comentou o embaixador do Brasil em Portugal.

Por sua vez, Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da Embratur, comentou a importância da parceria com o Sebrae: “Criamos quatro linhas de atuação no Embratur Lab. Um, obviamente, é esse espaço de inovação aberto, a relação direta. Já conversamos com mais de 350 startups, através de desafios e acelerações, sendo que algumas delas vieram na comitiva. A segunda linha é a digitalização do setor, para a qual temos o Sebrae como nosso grande parceiro. O turismo é feito principalmente pelos pequenos negócios. Se não conseguirmos avançar na digitalização dessas pequenas empresas, a não conseguimos melhorar a qualidade”.

Potencial do Comércio Exterior

De acordo com Aloysio Nunes, chefe de Assuntos Estratégicos da Apex em Bruxelas, a complexidade do comércio entre Brasil e Europa revela os desafios enfrentados pelos empresários brasileiros em solo europeu. “Ainda que seja meta importante, não podemos esperar o acordo entre Mercosul e União Europeia terminar de ser negociado. O trabalho diplomático contínuo e o apoio das agências brasileiras são fundamentais para que as micro e pequenas empresas possam competir de forma justa”. Segundo Nunes, a Apex e o Sebrae são peças-chave para ajudar os empreendedores a lidar com a incerteza e a burocracia, construindo base para que o Brasil fortaleça sua posição no mercado global.

Juliano Nascimento, embaixador do Brasil na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), elogiou a atuação coordenada das instituições brasileiras ao citar a posição estratégica de Lisboa para empresas brasileiras que desejam expandir na Europa e em países de língua portuguesa. “A parceria entre Apex e Sebrae é essencial para apoiar o empreendedor que busca novos mercados”. O embaixador vê com otimismo o crescimento do comércio exterior brasileiro: “Com mais integração e estratégias bem definidas, o Brasil poderá aumentar sua presença nos mercados globais, aproveitando a estrutura e os laços oferecidos por Portugal como ponte para o mundo”.

Oportunidades e incentivos em Portugal e demais países europeus

Portugal tem se destacado como um dos hubs de inovação mais dinâmicos da Europa, atraindo startups e empresas de tecnologia de todo o mundo. O país oferece uma série de incentivos governamentais para empresas estrangeiras, incluindo o programa Startup Portugal e o Tech Visa, que facilita a contratação de talentos internacionais para startups e empresas de tecnologia. Além disso, os participantes foram apresentados a programas específicos da União Europeia, como o Horizonte Europa e o Portugal 2030, que oferecem linhas de financiamento para projetos inovadores em áreas como tecnologia verde, saúde digital e inteligência artificial.

Durante o seminário, representantes do Capricórnio e da Atlantic Hub abordaram os principais aspectos que tornam as empresas brasileiras mais atraentes aos investidores e porque Portugal tem sido um destino privilegiado para a internacionalização dessas empresas, enquanto Eduardo Tourinho e Vinck de Bragança da start up Strivit, de soluções tecnológicas para apoiar a internacionalização de empresas, discutiram as melhores estratégias para empresas brasileiras que buscam novos mercados. “As startups precisam de uma visão global, mas isso não pode se traduzir numa estratégia vaga. A internacionalização tem que ser um instrumento para a estratégia de crescimento e os portugueses sabem muito bem como internacionalizar para Europa, porque Portugal é um mercado meio e não fim”, comentou Tourinho.

A missão técnica ao Web Summit Lisboa acontece até 15 de novembro. O evento é reconhecido como uma das maiores e mais importantes conferências de tecnologia e empreendedorismo no mundo. A proposta da iniciativa é conectar startups brasileiras com atores da inovação na Europa, ampliando sua internacionalização. Este ano, o Pavilhão Brasil foi expandido de 225m² para 648m² para proporcionar maior visibilidade às startups, com espaços de exposição, networking e plenária para conteúdos.

Na sexta-feira (15) será promovido o Dia da Inovação, no qual serão apresentados e discutidos temas como o cenário de start ups, o mercado de games, o setor de software, a Inteligência Artificial e os impactos na cultura de inovação das empresas. 

Foto: Frederico Pimentel/Sebrae

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