Duas pessoas realizando a mesma pesquisa no Google irão receber resultados muito diferentes. Os resultados obtidos nos mecanismos de busca geralmente dependem do hábito de pesquisa do usuário, dos dispositivos que ele utiliza e, principalmente, da sua localização atual. Essa última questão é de extrema importância quando se trata de pesquisar algo exclusivamente em Portugal ou quando o usuário deseja excluir os resultados de Portugal de sua busca.
Neste artigo vamos nos aprofundar nos resultados de pesquisa geográficas e analisar todas as possíveis formas de pesquisar no Google em Portugal – manualmente ou usando ferramentas.
Alguns anos atrás, essa tarefa era bastante simples, já que os resultados de pesquisa específicos de cada país estavam hospedados em domínios separados, como google.co.nz para a Nova Zelândia ou google.pt para Portugal. Isso mudou em 2017, quando o Google começou a exibir resultados de pesquisa com base na localização do pesquisador, independentemente do domínio utilizado. Portanto, caso você ainda não tenha notado, não adianta mais digitar um domínio diferente do Google na sua barra de endereço.
Segundo o site REVIEWBOX, aqui está o que você pode fazer em vez disso:
Altere suas configurações de pesquisa do Google
Você pode dizer ao Google que seu país difere do país detectado automaticamente. Para isso, vá a Configurações de pesquisa e ajuste a região de pesquisa.
Use um VPN ou um proxy
Você também pode mudar a sua localização através de proxies ou de um serviço VPN com acesso privado a Internet.
Configure a latitude e a longitude no Chrome
O Google Chrome permite carregar páginas como se fossem de qualquer lugar do mundo se você especificar as coordenadas geográficas exatas.
Para isso, você precisa ir a “Ferramentas para desenvolvedores” (CTRL + SHIFT + I para Windows e Command + Option + I para Mac OS) e clicar no ícone de três pontos no canto inferior esquerdo. Lá, escolha a opção Sensores e cole as coordenadas geográficas que você deseja (Lisboa, por exemplo).
Use o aplicativo Valentin
Uma nova ferramenta interessante para realizar a mesma tarefa é o aplicativo Valentin. Ele converte o endereço que você digitou em coordenadas geográficas e as repassa para o Google. Os resultados das pesquisas do Google serão abertos em uma nova guia do navegador.
ISearchFrom.com
Outro método simples é usar o site www.isearchfrom.com. Seu funcionamento simples permite que ao introduzir o país, o idioma e o dispositivo utilizado, você tenha acesso aos resultados locais. Como o próprio site diz não ser atualizado com frequência, as pesquisas podem ser um pouco desatualizadas mas funcionam em casos mais genéricos.
O parâmetro &near=cityname
Há um parâmetro de URL que você pode anexar à sua pesquisa no Google para encontrar resultados perto de um determinado local – basta adicionar &near=nomedacidade à sua consulta e substituir o final pelo nome da cidade desejada.
Por exemplo, depois de pesquisar por “padaria”, adicione &near=porto a URL da consulta, da seguinte forma: https://www.google.com/?gws_rd=ssl#q=padaria&near=porto. Na verdade, há um bookmarklet disponível online para tornar isso ainda mais fácil.