[Atualizado 20/10/2023]
Mundo Lusíada com Lusa
A primeira aeronave KC-390 da Força Aérea Portuguesa (FAP) efetuou hoje a sua missão operacional de estreia, num voo transatlântico entre o Brasil e Portugal, com aterragem na Base Aérea n.º 11 de Beja (BA11).
Em comunicado enviado à imprensa, a FAP revelou que esta primeira aeronave KC-390 da FAP, apresentada oficialmente há precisamente um ano na BA11, numa cerimónia então presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, aterrou às 16:30 de hoje na base aérea alentejana.
“O voo transatlântico, entre Brasil e Portugal, marcou o início de operação da atividade operacional do KC-390”, o qual, “a partir de agora, integra em pleno o sistema de armas da Força Aérea”, disse a FAP.
O KC-390 é um avião de alcance intercontinental, dotado de capacidades multimissão e capaz de executar operações estratégicas e táticas, civis e militares, desde o transporte de tropas, veículos e carga paletizada, lançamento de paraquedistas e carga, transportes aeromédicos, missões de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais.
A frota de KC-390 será operada pela Esquadra 506 – “Rinocerontes”, sediada na BA11, em Beja.
A Embraer declarou, em comunicado à Lusa, que a aeronave que chegou em Beja “é a primeira a operar fora do Brasil”, revelou a Embraer,
No comunicado da empresa brasileira, o Chief Operating Officer (COO) da Embraer Defesa & Segurança (ou diretor de operações, em português), Walter Pinto Júnior, frisou que “a entrada em serviço do primeiro C-390 Millennium a operar fora do Brasil” constitui “um momento muito especial”.
“A Força Aérea Portuguesa é uma parceira estratégica para a Embraer, que nos apoiou desde o início da internacionalização do C-390 Millenium. Seguiremos trabalhando juntos para avançar ainda mais nos nossos projetos de longo prazo”, afirmou.
Em 19 de outubro de 2022, nesta base aérea, decorreu a cerimônia de apresentação da primeira das cinco aeronave KC-390 que vão equipar a FAP.
Na altura, o primeiro-ministro classificou essa ocasião como “um dia importante” para as Forças Armadas e para o país, aludindo a um projeto “três em um”.
“Este é um projeto que, verdadeiramente, são três em um”, porque permite alcançar três objetivos: “Capacitação das nossas Forças Armadas e da Força Aérea, estreitamento das nossas relações com o Brasil e desenvolvimento do nosso cluster aeronáutico como importante componente da economia nacional”, argumentou António Costa.
Os KC-390, comprados por Portugal à Embraer contam com componentes produzidos em território português, nas antigas duas fábricas que a construtora aeronáutica brasileira possuía em Évora (agora propriedade de outra empresa) e nas OGMA Indústria Aeronáutica de Portugal.
Além disso, a concepção desta aeronave implicou o investimento de 650 mil horas de trabalho da engenharia portuguesa, num trabalho desenvolvido pelo CEiiA.
A aeronave apresentada há um ano e que agora se estreou em missões operacionais é a primeira de cinco aeronaves deste tipo que Portugal acordou, em 2019, comprar à brasileira Embraer (que as vai entregar faseadamente) com o objetivo de substituir os Hercules C-130, por um valor de 827 milhões de euros.
Após a apresentação oficial em Évora, estava previsto que ainda fosse feita a “integração dos equipamentos NATO e certificados pela Autoridade Aeronáutica Nacional” no primeiro KC-390, antes de entrar em operação.
O negócio com a Embraer inclui ainda a aquisição de um simulador de voo e a manutenção das aeronaves nos primeiros 12 anos de vida.
No Brasil
Também hoje, a Força Aérea Brasileira (FAB) comemorou uma significativa conquista com a aeronave KC-390 Millennium. Em atuação desde 2019, no último dia 15 ultrapassou a marca de 10 mil horas de voo. Desde o início da operação, o KC-390 tem demonstrado sua capacidade de desempenho em uma variedade de missões operacionais da FAB, incluindo transporte de carga, logística e de apoio humanitário. O projeto KC-390 Millennium, uma iniciativa da empresa brasileira Embraer em parceria com a FAB, foi concebido como um empreendimento ambicioso destinado a atender às necessidades de transporte militar não apenas do Brasil, mas também de parceiros internacionais, e segundo a FAB, “é um exemplo notável de sucesso no setor aeroespacial brasileiro”.
Uma das características do KC-390 Millennium é sua capacidade de carga, que pode acomodar até 26 toneladas. Isso permite que a aeronave transporte tropas, veículos militares e equipamentos com facilidade, contribuindo significativamente para as operações das Forças Armadas brasileiras. Além disso, a versatilidade para decolagem e pouso em pistas curtas e não pavimentadas amplia a possibilidade da Força Aérea de responder a uma ampla variedade de cenários operacionais, incluindo áreas remotas e desafiadoras.
A aeronave também desempenhou um papel crucial em missões de ajuda humanitária. Sua capacidade de transporte rápido e eficiente tornou-o um recurso confiável para entregar suprimentos em situações de desastres naturais e emergências em todo o mundo, como o apoio às populações na Terra Indígena Yanomami, na região de Surucucu (RR), em janeiro deste ano, e o apoio à repatriação de brasileiros que estavam em área de conflito nas últimas semanas, no Oriente Médio.
A FAB também levou ajuda às vítimas da explosão no Líbano; transportou equipamentos, insumos e oxigênio por todo o país durante a pandemia; resgatou brasileiros ameaçados pela guerra entre Rússia e Ucrânia; realizou lançamentos de cargas na Antártida.