Visitas a mais de 50 monumentos portugueses disponíveis pelo Google

MosteiroJeronimos_Lisboa

Da Redação
Com Lusa

Mais de 50 locais, entre monumentos, castelos ou paisagens, já podem ser “visitados” virtualmente, por qualquer cibernauta, em todo o mundo, através de um instrumento da Google, uma forma de valorizar a cultura e o turismo de Portugal.

O projeto “Maravilhas de Portugal”, apresentado em Lisboa, é uma iniciativa da Direção-Geral do Patrimônio Cultural e da multinacional Google, e junta tecnologia, cultura, promoção turística e cultural, numa projeção que o secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, espera que “possa valorizar, por um lado, a cultura por si só e, por outro, as visitas a Portugal”.

“A importância [deste projeto] é muito grande, sendo a Google o maior motor de busca do mundo”, disse Jorge Barreto Xavier, realçando “a possibilidade [de ter], com o pormenor e o detalhe, uma visita a 360 graus, ao conjunto dos 57 monumentos que, a partir de hoje, estão disponíveis ‘online’ para todo o mundo”.

O governante falava aos jornalistas, na Torre de Belém, um dos monumentos da lista a visitar, no final da apresentação dos novos locais disponibilizados no projeto de digitalização do patrimônio português, que, desde 2012, permite visitas locais de interesse cultural, natural e arquitetônico.

Segundo Jorge Barreto Xavier, o governo não interferiu “diretamente” na escolha dos monumentos. “O investimento do Estado português é essencialmente de acompanhamento técnico de valorização da presença e de referenciação daquilo que achamos serem os monumentos mais importantes”, disse.

Estão disponíveis pelo portal detalhes, através de uma visita a 360 graus, de 57 monumentos portugueses pelas páginas do Google Maps e Street View.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *