Visita do Papa impede eleições do Conselho das Comunidade no Consulado de Nova Iorque

De Portugal,Agencia lusa.pt

O Consulado de Portugal em Nova Iorque não vai ter mesas de voto para as eleições do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), a 20 de Abril, por causa da visita que o Papa realiza a esta cidade no mesmo dia.

"Devido às medidas de segurança, não vai ser possível votar no local do consulado porque estamos ao lado da Catedral de St. Patrick", disse hoje à Agência Lusa o cônsul de Portugal em Nova Iorque, Almeida Fernandes.

Por causa da visita do Papa Bento XVI a Nova Iorque, "deve ser difícil para os portugueses deslocarem-se aqui nesse dia, bem como para os funcionários", acrescentou o diplomata.

No entanto, Almeida Fernandes sublinhou que três clubes portugueses ofereceram-se para receber mesas de voto para o CCP.

Assim, os portugueses residentes naquela região podem ir votar aos clubes Jamaica, Farmingville e Mount Vernon.

"Os clubes Jamaica e Mount Vernon ficam perto de Manhattan e o de Farmingville de Long Island", indicou o cônsul.

Almeida Fernandes disse ainda que já esteve reunido com os membros do clube e com os candidatos ao CCP, com quem debateu esta questão, mas admitiu que a comunidade portuguesa tem de ser avisada através dos meios de comunicação social e dos clubes para não se dirigir ao consulado no dia 20 de Abril.

Questionado pela Lusa sobre se esta alteração irá perturbar a votação do CCP, o cônsul considerou que "não".

"Acho que não vai porque dia 20 é domingo e há muitos portugueses que, aos domingos, vão almoçar aos clubes. Por isso, é mais fácil para eles votarem", afirmou.

O Conselho das Comunidades Portuguesas é o órgão de consulta do Governo em matéria de emigração.

No próximo dia 20 de Abril será eleito o novo CCP, depois de o atual ter cessado funções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *