Viseu: Fogo agora dominado destruiu 290 hectares de floresta em Mangualde

Um bombeiro protege-se do fogo durante o incêndio florestal em Andrinos, às portas da cidade de Leiria, 13 de julho de 2022. NUNO ANDRÉ FERREIRA/LUSA

Da Redação com Lusa

O incêndio que deflagrou pelas 02:00 de hoje em Mangualde, tendo destruído cerca de 290 hectares de floresta, está dominado, segundo o presidente da Câmara Municipal, que espera uma noite “mais calma” que a anterior.

“O incêndio está dominado”, mas “estão ainda no terreno cerca de 140 operacionais com 40 veículos no sentido de poderem acautelar um possível reacendimento”, disse à agência Lusa o presidente do município de Mangualde, no distrito de Viseu, Marco Almeida.

“O vento, entretanto, acalmou, os meios aéreos deram a resposta adequada, assim como os meios terrestres e agora espera-se uma noite mais calma, depois de terem ardido 290 hectares de povoamento florestal”, acrescentou.

O presidente da Câmara adiantou ainda, depois de uma reunião com os responsáveis da proteção civil, que “nenhuma casa ardeu ou foi atingida, não se registraram vítimas e as pessoas (menos de uma dúzia), que tiveram de ser deslocadas por precaução regressaram [a casa] minutos depois”.

Até ao momento, foram contabilizados “quatro feridos ligeiros, bombeiros que foram tratados no local, à exceção de um que foi transportado, para ser visto e monitorizado, para o Centro Hospitalar” Tondela-Viseu (CHTV).

Distritos em vermelho

Neste dia 13, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém na quinta-feira os distritos do interior norte e centro em aviso vermelho, o mais grave, devido ao tempo quente, mas desagravou os restantes distritos a partir desta noite.

Segundo a informação, não está previsto qualquer aviso vermelho (de persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima) a partir de sexta-feira. Hoje todos os distritos do continente, com exceção de Faro, estiveram em aviso vermelho.

Perante uma melhoria da situação nos distritos junto do litoral vários deles passaram na noite de hoje, às 21:00, de vermelho para laranja, o segundo mais grave, de persistência de valores muito elevados da temperatura máxima.

É o caso dos distritos de Aveiro, Beja, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo, que passaram às 21:00 de aviso vermelho para laranja, que se mantém até às 21:00 de quinta-feira.

A partir das 21:00 de quinta-feira os sete distritos passam a aviso amarelo.

Coimbra passa também hoje de aviso vermelho para laranja, que o IPMA mantém até às 21:00 de sexta-feira.

Os distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Viseu mantêm-se em aviso vermelho até às 21:00 de quinta-feira, passando nessa altura a aviso laranja, até às 21:00 de sexta-feira.

O IPMA coloca também os distritos de Braga e Évora em aviso vermelho até às 21:00 de quinta-feira, altura em que passam a aviso amarelo, menos grave do que o laranja.

Faro mantém-se com aviso amarelo até às 21:00 de sexta-feira.

O IPMA prevê até ao fim do dia de sexta-feira a “persistência de tempo muito quente e muito seco em Portugal continental”, que regista desde dia 06 valores muito altos de temperatura máxima e mínima do ar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »