Da Redação
Pela segunda vez na história, o Vinho Salton Talento, da Vinícola Salton, será o vinho do Papa no Brasil. Neste ano, durante a Jornada Mundial da Juventude, encontro internacional dos jovens com o Papa Francisco, realizado de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro, será servido o Salton Talento da safra 2007 ao pontífice e religiosos que estiverem presentes no evento.
O encontro promete atrair jovens de espírito aventureiro de todos os continentes, etnias, credos e religiões para celebrar a amizade, a união, a preocupação com o próximo, a convivência e a fé. A Jornada Mundial da Juventude também se propõe a deixar um significativo legado social, cultural, econômico e artístico para o Rio de Janeiro e para o Brasil. A programação da JMJ é formada por Atos Centrais, Atos Especiais, Catequeses, Feira Vocacional, Atos Religiosos e Culturais (Festival da Juventude).
Em 2007, a bebida foi servida da safra 2004, em primeira mão, ao Papa Bento XVI e aos religiosos que estiveram presentes no coquetel de abertura da V Conferência Episcopal Latino Americana, que aconteceu em Aparecida do Norte/SP.
O Salton Talento faz parte dos produtos Premium e é um dos vinhos mais premiados da vinícola. Ele é resultado dos cortes das uvas Cabernet Sauvignon (60%), Merlot (30%) e Tannat (10%). É límpido com coloração roxa intensa, com bouquet que lembra ameixa-preta, amêndoas torradas e uvas-passas, pequenos frutos negros (cassis, amora, mirtilo e framboesa), algo de violeta, chocolate, eucalipto, cogumelo, nozes. É elaborado a partir de uvas criteriosamente selecionadas e originárias de vinhedos com um histórico acompanhado durante todo o ano. Após a colheita, feita manualmente para não alterar a qualidade da matéria-prima, são escolhidos apenas os melhores cachos e grãos.
Durante o evento, serão servidos também outros produtos do portfólio da Vinícola Salton como Salton Volpi Cabernet, Prosecco, Licoroso Intenso e vinho Canônico.
Em aparecida do Norte
Já no interior de São Paulo, depois de dois meses de pesquisas e degustações, a Adega Brunholi, de Jundiaí-SP, foi a eleita para fornecer o vinho que será usado na celebração realizada no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, no dia 24.
“O vinho escolhido é o Nonno Suave, que já é um vinho da linha da família Brunholi”, contou o proprietário da Adega Brunholi, Paulo Brunholi. A única alteração que o vinho sofrerá será no seu rótulo. “Ao invés de vinho suave de mesa, será colocado vinho para missa”.
Serão fornecidas 80 garrafas para a celebração do Papa Francisco em Aparecida do Norte. “As pessoas podem comprar o vinho, que continuará a ser vendido normalmente na Adega” afirma. “É muito gratificante para a gente; todo esse trabalho reconhecido”.
O Papa Francisco será o terceiro Pontífice a pisar em solo brasileiro. Antes dele, João Paulo II e Bento XVI estiveram no País. A JMJ acontece de 22 a 28 deste mês e é a primeira viagem ao exterior do papa argentino.
LEIA MAIS >> Vaticano agradece oferta de Vinho do Porto ao Papa Francisco
LEIA MAIS >> Mais de 500 portugueses encontram o Papa no Rio e promovem a LusoFesta