Da Redação
Com Lusa
A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) Tejo vai apostar este ano na promoção dos vinhos da região nos mercados dos Estados Unidos, Brasil, China e Rússia, procurando manter a tendência de crescimento das exportações.
José Gaspar adiantou que o projeto para estes quatro mercados-alvo se insere na estratégia que permitiu que as exportações dos vinhos Tejo passassem dos 40%, há quatro anos, para 60% em 2013.
Para o presidente da CVR Tejo, a relação qualidade/preço constitui a grande vantagem dos vinhos com indicação geográfica e denominação de origem Tejo, permitindo que, num contexto de retração no mercado interno, estes vinhos tenham mantido, também aqui, uma tendência de crescimento.
Numa região relativamente pequena no contexto nacional (cerca de 10% da produção), a marca Tejo tem vindo a impor-se pela qualidade, conseguida graças a “muito trabalho invisível” por parte dos produtores, na reestruturação das vinhas, no investimento em tecnologia nas adegas, na aposta no fator humano, com novos enólogos, e também na área comercial e no marketing, sublinhou.
A aposta nos quatro mercados-alvo, na qual estarão envolvidos 26 agentes, é conseguida graças à captação de apoios a fundo perdido (na ordem dos 72,5%) e ao apoio da CVR Tejo (metade dos restantes 27,5%), que torna possível a presença dos produtores em ações de promoção nesses países.
Em 2014, vai ser repetida a ação “Caravana do Tejo”, uma itinerância por restaurantes e provas de vinhos no Brasil, a par das tradicionais presenças em eventos promocionais num mercado em franco crescimento, sublinhou.
Também com os Estados Unidos da América a CVR Tejo vai repetir, no segundo semestre de 2914, a experiência que se revelou positiva nos últimos anos de trazer a Portugal agentes, importadores e líderes de opinião norte-americanos.
Na China, além de integrar a comitiva da Viniportugal, os vinhos Tejo farão ações em Hong Kong e no sul do país, tendo também agendadas ações na capital da Rússia, mercado onde já há importadores a comercializar vinhos da região, acrescentou.
Com um orçamento sensivelmente igual ao de 2013 (um pouco mais de um milhão de euros), a CVR Tejo vai manter ações com a restauração da região, repetindo o concurso de gastronomia e vinhos, este ano alargado a restaurantes de Lisboa e do Porto.
Dado o “excelente” acolhimento na Feira do Livro de Lisboa, essa presença junto do consumidor final vai repetir-se este ano, tal como as ações na grande distribuição no Porto e em Lisboa, alargadas ao Algarve no verão.
Moçambique poderá vir a ser palco de uma primeira ação promocional dos Vinhos Tejo em 2014, depois de dois anos de experiência no mercado angolano, disse ainda José Gaspar.
A CVR Tejo, que tem inscritos 80 agentes econômicos da região, certifica anualmente 12 milhões de litros de vinho (cerca de 20% do vinho produzido na região).
O plano estratégico e de investimento para 2014 foi apresentado no Instituto da Vinha e do Vinho, em Lisboa, numa sessão que contou com as presenças da Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo e da Rota dos Vinhos do Tejo.
A CVR Tejo assume a promoção integrada da região, cabendo à Confraria a promoção da região junto de enófilos e à Rota dos Vinhos do Tejo a promoção enoturística, sublinha uma nota de divulgação da iniciativa. A Região do Tejo inclui as sub-regiões Almeirim, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Santarém e Tomar.