Por Renata Goulart
Essa semana (dia 12/09) estive presente no evento “Vinhos do Alentejo”, realizado no Hotel Windsor Florida, no Flamengo, Rio de Janeiro. Mais de 20 produtores da região alentejana, que fica no Centro-Sul de Portugal, estavam presentes oferecendo seus melhores vinhos, tanto de safras recentes quanto de rótulos célebres, para conhecimento do público. Os felizes participantes – como eu! 🙂 – tiveram a oportunidade e o prazer de degustar esses vinhos.
O Alentejo está investindo com força no mercado brasileiro. A CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, que é a instituição que certifica, controla e protege o vinho regional alentejano, tem promovido esse evento anualmente em algumas capitais brasileiras, como São Paulo, Porto Alegre, Vitória e Rio de Janeiro, com o objetivo de divulgar seus produtos e, consequentemente, aumentar suas vendas.
Vale destacar que a região do Alentejo é a maior produtora de vinhos de Portugal. E, em 2014, o Brasil foi o segundo maior importador dos vinhos alentejanos, perdendo apenas para Angola.
O Alentejo é uma região com uma belíssima paisagem, com cidades com Elvas e Évora, que foram classificadas como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Ou Reguengos de Monsaraz, cidade medieval, com suas casinhas brancas, que conseguiu manter suas características ao longo dos séculos. Isso para citar apenas alguns dos inúmeros atrativos dessa, que é a maior região de Portugal.
Em breve farei um post sobre turismo no Alentejo. 😉
Por Renata Goulart de Carvalho Costa
Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online.