Vinho suporta crescimento do Turismo em Portugal, diz estudo

Da Redação

Vinho_-VitivinicolaBeiraInteriorA cultura do vinho e enoturismo é o grande responsável pelo crescimento do turismo em Portugal e assume, cada vez mais, importância na economia e no desenvolvimento regional, de acordo com uma análise da Universidade Portucalense (UPT).

Só no primeiro semestre de 2014, o Turismo de Portugal revelou um saldo da balança turística de 2,5 bilhões de euros, um aumento de 13,6% face ao período homólogo anterior e, de acordo com a UPT, apesar do enoturismo apresentar características diferentes do turismo massificado, este segmento tem contribuído para o crescimento do setor a nível nacional e internacional.

“Em Portugal o enoturismo tem, majoritariamente, características de nicho, atraindo, com frequência, turistas com grande poder econômico. A nível nacional existe uma oferta muito qualificada a este nível, frequentemente associada ao turismo rural e a hotéis de charme em localizações privilegiadas”, afirma Josefina Salvado, coordenadora do primeiro ciclo em Turismo, Patrimônio e Cultura da UPT.

De acordo com a docente, o enoturismo permite aos visitantes vivenciar experiências turísticas singulares, para além dos vinhos, associadas ao vasto patrimônio cultural material e imaterial que as regiões vitivinícolas possuem.

O Turismo em Portugal cresceu, no primeiro semestre, acima da média europeia e mundial, representando na economia 10% do PIB (Produto Interno Bruto) e 14% em exportações.

Debate
Para comemorar o Dia Mundial do Turismo, a UPT recebeu, em 29 de setembro, algumas personalidades ligadas à cultura do vinho, enoturismo e desenvolvimento turístico, como o Chef Hélio Loureiro, Jorge Sampaio – presidente da Rota da Bairrada – e o jornalista Fernando Melo, para moderarem o debate sobre este setor.

Em tema na conferência intitulada “Cultura do Vinho, Enoturismo e Desenvolvimento Turístico”, esteve três painéis diferentes, o primeiro sobre enologia e enogastronomia, o segundo sobre enoturismo e rotas de vinho, e o último sobre casos de sucesso.

Recentemente, o Alentejo foi eleito a melhor região vinícola do mundo para visitar numa votação promovida pelo jornal USA TODAY, um dos maiores veículos dos Estados Unidos.

2 comentários em “Vinho suporta crescimento do Turismo em Portugal, diz estudo”

  1. A Universidade Portucalense (UPT) possui um forte interesse estratégico na fileira do turismo como área educativa e de investigação. Nesta área do enoturismo, lançou um Short Master em Cultura do Vinho e Enoturismo, divulgado na página da Web da UPT (http://www.upt.pt/curso.php?e=457) onde se detalham os objetivos, a estrutura do curso e corpo docente. O corpo docente é integralmente constituído por profissionais de excelencia ligados à vinha, ao vinho, à enogastronomia e ao enoturismo. Abertas inscrições.

  2. No Seminário “Cultura do vinho e enoturismo” estiveram presentes figuras mediáticas como o Chefe Hélio Loureiro, o Dr. Bento Amaral, Chefe Provador do IVDP e docente universitário, o Dr. Fernando Melo, jornalista e crítico da Revista de Vinhos e o Dr. Jorge Sampaio, Presidente da Rota da Bairrada, que focaram a importância da necessidade de profissionalizar o serviço nas quintas (e.g. atendimento, provas de vinho, fusão da gastronomia com o vinho, entre outros) e a inevitabilidade de promover o destino nacional no seu todo nos mercados internacionais considerando o enoturismo como um segmento em franco desenvolvimento e crescimento no país.
    Estiveram também presentes relevantes operadores no domínio do enoturismo (produtores de vinho, proprietários de unidades de alojamento e DMC) da região do Douro e do Minho, o Dr. João Ribeiro, CEO da Quinta do Vallado, o Dr. João Pedro Araújo, CEO da Quinta do Ameal, o Eng.º Filipe Mergulhão, proprietário do Casal Agrícola de Cever, o Dr. João Carvalho, Wine Export Manager da Douro Family Estates a Dra. Paula Sousa,Gestora de Marking e Turismo da Quinta da N.ª Sra. do Carmo e o Eng.º João Falcão, CEO da DMC VINITUR.
    Focaram sobre a importância da criação de valor a partir da dimensão endógena das regiões ancorada em estratégias claras de aposta na competência dos recursos para garantir a qualidade da produção. Foram apresentados casos e modelos que permitem estabelecer a diferenciação do produto no mercado, exemplos de sucesso em duas frentes: vinho e alojamento. Salientou-se nesta sessão a importância em formar profissionais especializados em enoturismo e estabelecer um nível de conetividade mais intensa entre os players envolvidos nos territórios no sentido de encontrar economias de escala.

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