Vinho do Porto no pódio dos mais premiados a nível mundial

Da Redação

VINHOS91% dos vinhos do Porto inscritos no Decanter World Wine Awards foram medalhados, o que valeu à denominação de origem Porto o primeiro lugar no pódio das denominações clássicas mais premiadas a nível mundial, a par da Madeira.

Ao todo, foram medalhados 247 vinhos da Região Demarcada do Douro (112 Porto e 135 Douro). Os vinhos do Porto arrecadaram 11 medalhas de ouro, 48 de prata, 34 de bronze e 19 medalhas de honra. Já os vinhos do Douro foram galardoados com duas medalhas de ouro, 26 de prata, 56 de bronze e 51 de honra. Os resultados foram publicados este mês, na edição especial Decanter World Wine Awards.

Em comparação com a edição anterior, 2012, os vinhos do Porto trouxeram para Portugal mais três medalhas de ouro, o que comprova a aposta dos produtores da Região Demarcada no aumento da qualidade dos processos produtivos e consequentemente, na melhoria da qualidade dos vinhos.

14362 vinhos de todo o mundo estiveram em concurso no Decanter World Wine Awards. Dos vinhos da Região Demarcada do Douro a concurso, 247 trouxeram medalhas para Portugal, entre ouro, prata, bronze e medalha de honra (commended).

De destacar ainda que o terceiro melhor vinho fortificado do mundo, nos Decanter World Wine Awards, é um vinho do Porto Grahams e um dos três melhores vinhos orgânicos também é da Região Demarcada do Douro, da casa Fonseca.

Os prêmios Decanter (Decanter World Wine Awards no original) foram eleitos por um júri de mais de 200 membros composto por profissionais, sommeliers e representantes da imprensa de 27 países. O júri incluí também 75 Master of Wine e 13 Master Sommeliers.

Embaixador dos Vinhos do Porto e do Douro em todo o mundo, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, com jurisdição sobre todo o território nacional. Sua missão é promover os vinhos do Porto e do Douro em Portugal e no mundo, garantir o controle da qualidade e quantidade dos vinhos do Douro e Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a proteção e defesa das denominações de origem Douro e Porto e da indicação geográfica Duriense à escala global.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *