Vila Criativa de Santos realiza oficina com bordadeiras da Ilha da Madeira

Foto Miguel Moniz

Da Redação

Uma das tradições artesanais mais emblemáticas de Portugal com história que remonta ao século 19, o bordado da Ilha da Madeira é reconhecido mundialmente por sua elegância, qualidade e riqueza de detalhes, com técnicas manuais transmitidas de geração em geração. Essa arte vai ser ensinada por especialistas nascidas na “Terrinha”, na baixada santista.

Neste sábado (23), a partir das 15h, a Vila Criativa Sênior (Rua Comendador Alfaya Rodrigues, 260, Embaré) realiza a oficina ‘A Tradição do Bordado da Ilha da Madeira’, com a participação de artistas originárias da ilha portuguesa e que atualmente residem em Santos e São Paulo.

A participação é gratuita, mas a organização solicita a doação de 1kg de alimento não perecível. Inscrições podem ser realizadas pelo WhatsApp (11) 99705-7474 (com Manoel Ricardo).

A realização é do Grupo Folclórico Cruz de Malta, com apoio da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Associação Luso Brasileira de Beneficência Madeirense, Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa da Região Autônoma da Madeira, Grupo Fera Madeira e Sabores e Saberes da Nossa Terra.

As 10 vilas criativas de Santos estão espalhadas nos bairros de maior vulnerabilidade social (menor IDH). Atendem atualmente mais de 5 mil pessoas por ano com qualificação profissional, atividades culturais e de convívio social, fortalecendo as capacidades sociais, civis e políticas de grupos menos favorecidos.

Para participar destas atividades, basta comparecer a uma Vila Criativa com documento pessoal e comprovante de residência, a fim de verificar a disponibilidade de vagas e os horários. A iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *