Da Redação
Uma das tradições artesanais mais emblemáticas de Portugal com história que remonta ao século 19, o bordado da Ilha da Madeira é reconhecido mundialmente por sua elegância, qualidade e riqueza de detalhes, com técnicas manuais transmitidas de geração em geração. Essa arte vai ser ensinada por especialistas nascidas na “Terrinha”, na baixada santista.
Neste sábado (23), a partir das 15h, a Vila Criativa Sênior (Rua Comendador Alfaya Rodrigues, 260, Embaré) realiza a oficina ‘A Tradição do Bordado da Ilha da Madeira’, com a participação de artistas originárias da ilha portuguesa e que atualmente residem em Santos e São Paulo.
A participação é gratuita, mas a organização solicita a doação de 1kg de alimento não perecível. Inscrições podem ser realizadas pelo WhatsApp (11) 99705-7474 (com Manoel Ricardo).
A realização é do Grupo Folclórico Cruz de Malta, com apoio da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Associação Luso Brasileira de Beneficência Madeirense, Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa da Região Autônoma da Madeira, Grupo Fera Madeira e Sabores e Saberes da Nossa Terra.
As 10 vilas criativas de Santos estão espalhadas nos bairros de maior vulnerabilidade social (menor IDH). Atendem atualmente mais de 5 mil pessoas por ano com qualificação profissional, atividades culturais e de convívio social, fortalecendo as capacidades sociais, civis e políticas de grupos menos favorecidos.
Para participar destas atividades, basta comparecer a uma Vila Criativa com documento pessoal e comprovante de residência, a fim de verificar a disponibilidade de vagas e os horários. A iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação.