Da Redação
Em Portugal, Gilda Santos fez uma palestra intitulada “Do Real Gabinete Português de Leitura. Memórias e Perspectivas” na Universidade de Coimbra. A palestra teve lugar dia 12 de janeiro, na sala Visconde da Trindade (Edifício da Biblioteca Geral).
“A Biblioteca da Universidade de Coimbra e a Biblioteca do Real Gabinete são consideradas por muitas avaliações como as mais bonitas do mundo. Nisso irmanam-se”, afirmou a vice-presidente do RGPL do Rio de Janeiro.
Desde 2001, existe no Real Gabinete um polo de pesquisas Luso-Brasileiras, e “a partir daí já se conseguiram vários apoios e várias realizações importantes” como, por exemplo, a digitalização do acervo de manuscritos patrocinado pela Calouste Gulbenkian, segundo Gilda Santos.
E o mais recente projeto da bilbioteca no Brasil chama-se O Real em Revista, que ganhou o apoio da empresa brasileira Petrobrás.
Foi assinado, em 2014, um protocolo de cooperação entre o Real Gabinete Português de Leitura e o Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra com o objetivo de promover as atividades de pesquisa e transferência do conhecimento.
Patrimônio Europeu
Ainda esta semana, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra foi confirmada com a Marca do Patrimônio Europeu / European Heritage Label (MPE) e “passa a ser uma biblioteca de projeção europeia”, afirma José Bernardes.
Para o diretor da BGUC, a confirmação feita por “um painel de prestigiados especialistas internacionais” vem confirmar o que “já pensávamos”. “A biblioteca realmente tem aqui dentro boa parte da cultura portuguesa”, continua José Bernardes. “Mas que tenha sido reconhecido por um painel que tinha a sua frente muitas outras candidaturas, representou para nós um alento e uma força enormes”, reflete.
A Marca do Patrimônio Europeu surge no emprenho da comunidade europeia “em fazer realçar instituições que tenham dado contributo para a construção de uma cultura europeia”. É uma iniciativa que tem como objetivo principal conferir visibilidade aos sítios patrimoniais que celebram e simbolizam a integração, os ideais e a história da Europa.