Por Ronaldo Andrade
O vice-prefeito de Santos, Eustázio Alves Pereira Filho, recebeu no dia 19 de janeiro homenagem de amigos e confrades da Academia Santista de Letras, entidade da qual Pereira é membro desde 2007 e ocupante da cadeira nº 33 – cujo patrono é Afonso Schmidt – além de ser o presidente do Conselho Deliberativo. O evento foi realizado no restaurante Point 44, em Santos.
A presidente da instituição, Maria Araújo Barros de Sá e Silva, afirmou que a homenagem foi realizada devido à importância histórica da eleição de Eustázio como vice-prefeito, pois é a primeira vez que um acadêmico alcança uma posição, dentro do Poder Executivo, de tamanha envergadura.
O vice-prefeito é psicólogo e autor de vários artigos publicados em jornais e revistas da região, principalmente sobre a questão do combate às drogas, entre eles o capítulo ‘O difícil, mas possível, caminho da volta’, do livro À prova de choque, da jornalista Cristina Guedes, lançado no ano passado e que narra a história do funcionário público Paulo Sérgio Gonsalves de Melo, ex-dependente químico.
Além disso, Eustázio Pereira participou de duas Antologias da Casa do Poeta Brasileiro, sob a presidência do poeta Aristheu Bulhões, e tem dois lançamentos previstos: Em Tempo de Psicologia, coletânea de artigos publicados em jornais e revistas durante a trajetória profissional, e Retomando as Rédeas das Emoções, referente à experiência na atuação em clínica psicológica durante os últimos 32 anos, com relatos de casos de recuperação de transtornos do impulso (compulsão do álcool e outras drogas e compulsões pós-modernas).