Da Redação
Com o objetivo de discutir novas parcerias e estreitar relações entre Londrina e Portugal, o prefeito Marcelo Belinati recebeu na segunda-feira (29), em seu gabinete, a visita da vice-cônsul de Portugal no Paraná, Susana Pereira.
Também participaram do encontro o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves; o cônsul honorário de Portugal em Londrina, Antônio Martins; e o membro da Casa de Portugal de Londrina, Henrique Ferreira.
Durante a reunião, as autoridades conversaram sobre a possibilidade de universidades sediadas no município iniciarem programas de cooperação e intercâmbio estudantil com instituições de ensino superior portuguesas. Além disso, também abordaram outros assuntos, incluindo estratégias para aprofundar as ligações entre Londrina e o município português de Guimarães, que são cidades coirmãs.
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, agradeceu a visita da vice-cônsul e destacou os fortes laços que conectam Londrina a Portugal. “Para mim, inclusive, essa ligação tem um caráter afetivo, pois meu pai era português. Nosso objetivo é que essas relações sejam cada vez mais fortes, através do estabelecimento de parcerias acadêmicas, econômicas e culturais, entre outras”, disse.
A vice-cônsul de Portugal no Paraná, Susana Pereira, salientou que cerca de 20 mil portugueses vivem no estado. Deste total, cerca de 40% estão na região de Londrina.
“A comunidade portuguesa em Londrina é bastante numerosa e tradicional, e já está implantada aqui há muitos anos, havendo muitas pessoas que chegaram nas décadas de 40, 50 e 60. É uma comunidade ativa e considerada, e ontem mesmo participei de um almoço na Casa de Portugal que reuniu mais de 150 pessoas. Nossa agenda com o prefeito foi bem aberta, visando fortalecer a troca de experiências”, afirmou.
De acordo com o secretário municipal de Governo, João Luiz Esteves, Londrina é uma cidade jovem que foi colonizada por vários povos, e a presença portuguesa tem sido constante no município, no decorrer de sua história.
“Esses laços que temos com Portugal refletem as nossas origens e tradições comuns, indo além da língua e passando pela história também. A Prefeitura de Londrina, por meio do prefeito Marcelo Belinati, tem buscado resgatar essa unidade, assim como temos feito com outras nacionalidades”, pontuou Esteves.
Ao fim da reunião, o prefeito presenteou a vice-cônsul Susana Pereira com o livro “Londrina 86 Anos”, de autoria de Widson Schwartz, que conta a história do município e inclui fotografias de Wilson Vieira.
Já em junho, em Portugal, representando o prefeito, o secretário municipal de Governo, João Luiz Martins Esteves, esteve em Guimarães, quando foi comemorado o 35° aniversário da irmandade entre Londrina e Guimarães, com o acordo entre as duas cidades tendo sido firmado em 1985.
Segundo o secretário municipal de Governo, a relação de coirmandade entre Londrina e Guimarães tem se baseado, principalmente, nos laços culturais.
“Nesses encontros, foram estabelecidos contatos protocolares com o objetivo de integrar os polos tecnológicos de Londrina e Guimarães, para formação de mão de obra especializada e negócios entre empresas das duas cidades-irmãs”, contou na altura Esteves.