Por Odair Sene
Em 22 de novembro, o Centro Cultural Português de Santos recebeu bom público para a festa: “Uma Noite em Portugal”, organizada pelo Rancho Folclórico Verde Gaio, o último evento do calendário 2014. Ainda este ano, os folcloristas da casa participam de uma confraternização junto da diretoria do Centro Cultural, em conjunto com o Grupo Rosmaninho, conforme adiantou ao Mundo Lusíada o presidente José Duarte.
Segundo ele, a casa sempre tem eventos nos finais de semana com o aluguel do salão, especialmente nesta época. “O nosso primeiro evento vai ser a tradicional Festa da Uva, programada para o início de março, alguns eventos já estão marcados para o ano que vem, e quero fazer antes disso a inauguração do nosso teatro, que será uma festa muito especial, um momento muito esperado. Creio que durante o mês de janeiro tenhamos a casa liberada para que possamos fazer uma inauguração digna, até para fazer jus ao nome do teatro, ‘Espaço Cultural Armênio Mendes’ e vamos ter este espaço com muito orgulho para a comunidade portuguesa e não só, para a sociedade santista, vai ser um espaço muito bonito e que está pronto”. O novo e luxuoso espaço deve ser inaugurado em janeiro, ou apenas em fevereiro de 2015, logo que tenha liberação do Corpo de Bombeiros.
O Centro Cultural segue contando com uma diretoria muito atuante que, segundo José Duarte, seus pares estão sempre muito afinados com o Rancho Verde Gaio, com o Orfeão, com o próprio Grupo Rosmaninho. “É uma diretoria muito unida, de homens abnegados que lutam por um ideal que é sempre elevar a bandeira de Portugal e do Centro Cultural Português para que essa casa não caia e continue nas tradições culturais portuguesas”, refere Duarte.
Neste evento a diretora de folclore Ana Maria Gonzalez preparou em surpresa uma homenagem ao presidente Duarte, estendendo a diretoria da casa, ao comendador Vasco Monteiro e também ao Armênio Mendes (que não esteve presente por motivo de viagem) além das respectivas esposas. Segundo Ana Maria, o objetivo foi de agradecer a todos pela viagem a Portugal feita em 2013, e tida pelos componentes como sendo “inesquecível e marcante”. Um mimo foi entregue, além de flores para as esposas.
Durante a homenagem, Vasco Frias Monteiro falou no palco sobre os novos trajes encomendados para o grupo folclórico da casa. Em breve o Verde Gaio terá os trajes mais ricos do Minho, trajes de luxo de Viana do Castelo, além das novas camisas para os homens, chapéus e novas casacas. Portanto trajes completos encomendados em Portugal e gentilmente pagos por um dos maiores colaboradores e incentivadores do grupo.
Responsável pelo folclore da casa, Ana Gonzalez, que conta com 46 componentes, disse ao Mundo Lusíada que as atividades deste ano foram muito proveitosas. “Fizemos apresentações em Santos e São Paulo e ainda encerramos o ano com apresentações no Arouca SP e no aniversário do Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello. Já temos agendado para 18 de janeiro uma apresentação pela Prefeitura Municipal de Santos na Tenda da Praia Verão. Foi um ano de muitas recordações pela digressão que o rancho fez em 2013, estão todos aflorados com o que vivemos em Portugal. Tivemos apresentações muito boas por aqui com apoio da casa e do presidente José Duarte e da diretoria, podemos dizer que foi um ano 100% proveitoso. E deixo aqui uma mensagem a todas as famílias portuguesas e luso-descendentes e para todos os grupos folclóricos que tenham um Feliz Natal e uma passagem de ano com felicidade e harmonia em todos os lares”.