Verão: como aproveitar a estação em Portugal?

Parque das Nações. Foto Turismo de Lisboa

Dicas essenciais para aproveitar ao máximo o verão em Portugal, desde praias deslumbrantes até festivais culturais imperdíveis.

 

Por André Eloi

Com a chegada do verão em Portugal, não apenas as altas temperaturas se destacam, mas também as férias e a oportunidade de viajar aproveitando todas as características desta estação. Com temperaturas mínimas acima dos 20 °C e máximas que ultrapassam os 30 °C, é o momento ideal para planejar passeios refrescantes que ofereçam o melhor do verão português.

As noites prolongadas da estação são ideais para viagens, aproveitando os dias mais longos e a escassez de chuvas, perfeitas para atividades ao ar livre. Além disso, sair à noite também se torna encantador para observar o céu estrelado.

Parques aquáticos, clubes, parques nacionais e praias são destinos que se destacam entre os passeios ao ar livre. Além de oferecerem diversão, contribuem para amenizar o calor. O litoral também é uma opção interessante para quem está procurando se refrescar e se ocupar durante os dias livres.

Esses, no entanto, não são os únicos roteiros possíveis. Durante o verão, Portugal oferece uma variedade de festivais culturais, eventos musicais e festas tradicionais. Procure eventos como o Festival do Marisco em Olhão ou o Festival Internacional de Jazz em Cascais.

Passeio pelas sete colinas de Lisboa

Fazer um passeio de bicicleta pelas sete colinas de Lisboa é uma boa opção para aproveitar o verão. Percorrendo a ciclovia plana que liga o centro, no Cais do Sodré, ao bairro histórico de Belém, a jornada pode ser feita com a ajuda de uma bicicleta elétrica. Além de ser bastante proveitoso, é uma ótima forma de manter a prática de exercícios durante as férias.

Rio Tejo

De bicicleta ou carro, um passeio ao redor do Rio Tejo oferece uma experiência fascinante e diversificada em Portugal. Começando em Lisboa, os visitantes podem explorar o famoso Cais das Colunas e seguir ao longo do rio, passando por locais como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos.

A ciclovia que acompanha o rio proporciona um cenário espetacular, com vistas deslumbrantes das águas azuis do Tejo e da paisagem urbana de Lisboa. À medida que o passeio continua, os ciclistas podem descobrir praias tranquilas, áreas naturais preservadas e pequenas vilas pitorescas ao longo das margens do rio. É possível apreciar as paisagens de várias perspectivas, como em embarcações à vela, que navegam dentro do rio, ou por ângulos superiores, nos teleféricos disponíveis no Parque das Nações.

Costa Vicentina e Alentejo

Situada no sudoeste de Portugal, é uma área de beleza natural conhecida por suas praias desertas, falésias e águas cristalinas. Um passeio pela Costa Vicentina oferece a oportunidade de explorar praias como a Praia da Arrifana e a Praia do Amado. Esses locais são ideais para a prática de surf, bodyboard e outras atividades aquáticas.

A região do Alentejo, que faz parte desse percurso, é famosa pela gastronomia rica e autêntica. Com diversos vinhos premiados e cidades históricas como Évora — Patrimônio Mundial da UNESCO — é o destino ideal para quem aprecia uma boa culinária e cultura.

Figueira da Foz

A Figueira da Foz é uma cidade costeira situada no centro de Portugal, conhecida por suas belas praias que atraem turistas durante todo o ano. A Praia da Figueira é a principal, conhecida pelas areias douradas e águas calmas, ideal para família com crianças. Também é um ponto de encontro ótimo para moradores locais e turistas que gostam de atividades como natação, banhos de sol e caminhadas.

A Praia do Relógio fica localizada junto ao relógio de ferro na avenida marginal da Figueira da Foz. Ela é famosa por ondas consistentes, o que atrai praticantes do surfe. É um local que possui diversos bares de praia e eventos esportivos durante o verão.

Situada a poucos quilômetros da Figueira da Foz, também tem a Praia da Gala, conhecida pelas formações rochosas e ambiente tranquilo. É ideal para quem busca um ambiente menos movimentado e mais natural.

Dicas de viagem

A preparação para que uma viagem seja uma boa experiência é muito importante. Além de otimizar tempo e economizar dinheiro, o planejamento é fundamental para garantir que todos os locais do roteiro sejam visitados.

Planejar com antecedência é extremamente importante, principalmente para quem deseja economizar. Em casos de viagens que precisam ser feitas de avião, é importante pesquisar antes para garantir melhores preços e disponibilidade, bem como encontrar passagens aéreas baratas. Essa busca antecipada reduz o custo da viagem consideravelmente.

Na hora de fazer as malas, faça uma lista de itens essenciais para aproveitar o verão. Considere a duração da viagem e as atividades planejadas para definir a quantidade de roupas, calçados, acessórios e itens de higiene pessoal. Também é importante escolher uma mala com tamanho adequado às restrições de peso e tamanho da companhia aérea.

A documentação pessoal é extremamente importante durante uma viagem. Uma dica é ter cópias de todos eles em casos de emergência. Também é indicado usar bolsas seguras e manter os pertences essenciais sempre próximos durante a viagem. Levar medicamentos, contratar seguro viagem e ter uma quantia de dinheiro físico também são dicas que podem tornar a experiência mais tranquila e proveitosa.

 

 

Conteúdo terceirizado, não é de responsabilidade do Mundo Lusíada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »