Da Redação
Com Lusa
A Altice concluiu, em 02 de maio, a compra da PT Portugal à Oi, por 5,7 bilhões de euros, dos quais 4,9 bilhões foram recebidos em caixa pela Oi, segundo um comunicado da operadora brasileira, divulgado no ‘site’ da Bovespa.
“Pela aquisição da PT Portugal, a Altice Portugal desembolsou o valor total de 5,789 bilhões de euros”, diz o comunicado, assinado pelo diretor de Finanças e de Relações com Investidores da Oi, Flavio Nicolay Guimarães.
O documento explica que dos 5,7 bilhões de euros, 4,9 bilhões foram recebidos em caixa pela operadora brasileira Oi e 869 milhões de euros “foram destinados a imediatamente quitar dívidas da PT Portugal em euros”.
Além disso, acrescenta que “o preço final está sujeito a eventuais ajustes pós fechamento a serem apurados nos próximos meses em função de alterações nas posições de caixa, dívida e capital de giro [fundo de maneio] na data de fechamento”.
A concretização da venda da PT Portugal estava prevista para esta terça-feira, apesar de fontes ligadas à operação terem admitido anteriormente à Lusa que o prazo poderia resvalar ligeiramente devido a negociações em curso.
O acionista da Altice e dono de 30% da empresa francesa Armando Pereira deverá ser o novo presidente do conselho de administração da PT Portugal, segundo adiantou à Lusa fonte ligada à operação em declarações recentes, sendo ainda desconhecido o nome do futuro presidente executivo.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM), a PT Portugal divulga também que a Oi aprovou em assembleia-geral de 27 de maio a redução do capital social na operadora em 1,54 mil milhões de euros para 17 milhões e lembra que esta operação “foi implementada com vista à segregação dos investimentos” relativos a ativos africanos e em Timor.
Deste modo, o capital social da PT Portugal cifra-se atualmente no montante de 17.000.000, encontrando-se integralmente subscrito e realizado e sendo representado por 50.000 ações nominativas, ordinárias e escriturais, com valor nominal unitário de 340 euros. Em face da conclusão da alienação da PT Portugal na data de hoje, tais ações são atualmente detidas pela Altice Portugal”, lê-se no documento.
A dona do Meo refere ainda que não tem desde 27 de maio qualquer participação na PT Participações, SGPS, sendo as ações representativas da totalidade do capital social desta última sociedade integralmente detidas pela oi.
Num outro comunicado, a PT Portugal adianta que os 400 milhões de euros em obrigações da operadora passaram para a Portugal Telecom International Finance e, logo, para a Oi que a detém, tal como estava previsto.