“Vale a pena a acreditar em Portugal” diz Primeiro-ministro aos emigrantes

O primeiro-ministro, Luís Montenegro (C), acompanhado pelo presidente da câmara municipal de Viseu, Fernando Ruas (D), durante a cerimónia de abertura da Feira de S. Mateus em Viseu, 1 de agosto de 2024. MIGUEL PEREIRA DA SILVA/LUSA

Mundo Lusíada com Lusa

 

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, disse aos emigrantes portugueses que “vale a pena a acreditar em Portugal” e garantiu que o Governo está empenhado em que regressem ao país.

“Espero sinceramente que todos olhem para o nosso país e, mesmo do lado de fora, sintam vontade de cá vir nas férias, mas, se possível, sintam vontade de retornar”, afirmou Luís Montenegro na quinta-feira à noite, durante o discurso de abertura da 632.ª edição da Feira de São Mateus, em Viseu.

Quanto àqueles que pensam ir para o estrangeiro, o governante fez votos de que essa vontade esmoreça: “que possam encontrar aqui uma oportunidade e não tenham muitas vezes de quebrar aquilo que é o mais importante das suas vidas”, como as ligações à família e aos amigos.

“Vale a pena a acreditar em Portugal. Nós somos capazes de fazer em Portugal aquilo que muitas vezes também somos capazes de fazer lá fora”, realçou.

Dirigindo-se aos muitos emigrantes que quiseram estar presentes no primeiro dos 39 dias da Feira de São Mateus, o primeiro-ministro explicou que na quinta-feira “entraram em vigor instrumentos de apoio aos jovens portugueses para poderem ter menos impostos naquele que é um dos momentos mais cruciais das suas vidas, a compra da primeira habitação”.

“Hoje entrou em vigor a isenção do Imposto Municipal sobre as Transações Onerosas (IMT), o Imposto de Selo e todos os emolumentos que muitas as vezes impedem os jovens portugueses de poderem adquirir a sua habitação”, frisou.

Luís Montenegro acrescentou que, em setembro, também “vão entrar em vigor as descidas no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares [IRS], que é uma pedra de toque” da política do seu Governo.

O objetivo é “premiar mais quem trabalha, não ir ao esforço de cada um buscar tanto daquilo que é a sua capacidade produtiva, libertar mais para quem trabalha o fruto do seu esforço”, explicou.

A isenção de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e Imposto do Selo (IS) aplica-se a partir deste 1 de agosto à compra de imóveis até aos 316 772 € , a todos os jovens que cumpram as condições previstas na lei, independentemente da nacionalidade, com idade igual ou inferior a 35 anos.

Feira

A 632.ª edição da Feira de São Mateus, em Viseu, decorre até 08 de setembro, com concertos, diversões, artesanato, expositores, desporto e um festival de música.

A edição deste ano tem “várias novidades”, de acordo com a Viseu Marca, que organiza o certame, como no sábado (03 de agosto), dia para qual está previsto o Mateus Fest, um festival de música que tem como cabeça de cartaz The Script.

Outra das novidades é a “renovação do recinto” no sentido de “reforçar a segurança e o conforto”, e, para isso, foram implementadas diversas medidas relacionadas com as entradas, casas de banho e lotação do recinto, adianta a Viseu Marca.

Assim, no dia dos concertos, o limite é de 25 mil pessoas no recinto que, este ano, tem a meio do picadeiro (avenida em frente ao palco), duas torres de áudio e vídeo, para que o público mais afastado “possa ter acesso visual ao palco e boa qualidade de som”.

No palco da Feira de São Mateus vão atuar artistas como Ivandro, Nininho Vaz Maia, Calema, Nuno Ribeiro, Diogo Piçarra, David Carreira, Sara Correia, D.A.M.A., Rui Veloso e Xutos & Pontapés.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »