Da Redação
São 22 alunos, provenientes de Universidades de toda a Europa, que vão ao Porto para conhecer todo o processo de produção e certificação dos vinhos do Douro e Porto.
O curso de verão “From grape to great”, promovido pela organização BEST – Board of European Students of Techonolgy tem no Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) um dos seus principais parceiros que recebe, em 4 de setembro, a visita dos alunos do curso para um seminário com especialistas do Instituto e uma incursão aos laboratórios e Câmara de Provadores do Instituto para conhecerem, in loco, o processo de prova e certificação do vinho.
Um pouco de toda a Europa, eles têm um objetivo bem definido: conhecer melhor o mundo dos vinhos do Douro e do Porto. Durante uma semana, os alunos do curso de verão “From grape to great”, promovido pela BEST, vão conhecer as quintas do Douro, as caves de vinho do Porto e o IVDP, de forma a tomarem contato com todo o processo produtivo dos vinhos do Douro e do Porto.
O curso vai culminar com o acompanhamento do processo de prova e certificação dos vinhos da Região Demarcada, com a visita aos laboratórios e Câmara de Provadores do IVDP.
Para o presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral, a parceria entre o Instituto e a BEST possibilita um maior conhecimento internacional acerca dos vinhos do Douro e do Porto e, consequentemente, uma maior projeção deste tipo de vinho no mundo inteiro.
“O IVDP pretende fortificar a sua rede de parcerias com Instituições e organizações nacionais e internacionais que promovam o conhecimento e o ensino na área vitivinícola, abrindo, assim, as suas portas à comunidade e ao mundo”, acrescenta Manuel Cabral.
A BEST, criada em 1989, é a maior rede europeia de estudantes de tecnologia. Está presente em 86 universidades europeias, em 31 países, chegando a cerca de 1.000.000 de estudantes de tecnologia. A organização promove, anualmente, diversos cursos ligados à área da ciência e tecnologia, dos quais o IVDP tem vindo a ser um parceiro frequente.