Mundo Lusíada
A Universidade de Lisboa subiu mais uma vez no ranking das melhores instituições de ensino, posicionando-se no 200º lugar a nível mundial, na 79º posição na Europa e no top 1.1% do Center for World University Rankings (CWUR) 2022.
A ULisboa mantém a liderança das instituições de ensino superior de Portugal listadas pelo ranking na edição deste ano. Esta distinção deve-se sobretudo ao desempenho no indicador da investigação científica, no qual subiu para a posição 168, mantendo-se no top 200 mundial.
Também a Universidade de Aveiro (UA) melhorou 16 posições, passando do lugar 603 para o 587, neste ranking mundial. Aparece ainda na listagem deste ano a Universidade do Porto (308), Universidade de Coimbra (413), Universidade Nova de Lisboa (518), Universidade do Minho (571), entre outras.
O CWUR é publicado desde 2012 e avalia quase 20 mil universidades para selecionar e publicar anualmente as melhores 2 000. Este ranking pretende medir a qualidade do ensino e investigação de universidades em todo o mundo com base em 4 indicadores.
O ranking avalia as instituições considerando a qualidade da educação, medida pelo número de ex-alunos que ganharam grandes distinções acadêmicas em relação ao tamanho da universidade (25%); empregabilidade de ex-alunos (25%); qualidade do corpo docente (10%) e o desempenho da pesquisa desenvolvida (40%).
Brasil bem posicionado
A Universidade de São Paulo subiu duas posições e está entre as 0,6% melhores universidades do mundo, segundo a edição 2022/2023 do ranking CWUR, a consultoria dos Emirados Árabes avaliou 19.788 instituições.
A USP foi classificada na 103ª posição e é a instituição mais bem classificada da Ibero-América. Entre as brasileiras, depois da USP, as mais bem colocadas são a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 346ª posição; a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 361ª; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em 419º lugar, e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (461) entre outras.
Nos quesitos avaliados, a USP obteve a melhor pontuação nos itens referentes ao desempenho na pesquisa, ficando na 83ª classificação, seguido pelo prestígio do corpo docente, em que a Universidade ficou na 138ª posição.
As cinco primeiras posições são ocupadas pela Universidade de Harvard (1º lugar), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (2º), Universidade de Stanford (3º), Universidade de Cambridge (4º) e Universidade de Oxford (5º).
A lista completa do ranking já foi publicada online no site do Center for World University Rankings (CWUR).