Da redação
No último 10 de outubro, a Casa de Portugal de São Paulo inaugurou o mais novo escritório da Universidade de Coimbra em solo brasileiro. O espaço localizado no segundo andar do tradicional edifício localizado à Av. da Liberdade, agora abriga uma das mais prestigiadas universidades do mundo, prestes a completar 735 anos no próximo ano.
Pensado inicialmente para atender os estudantes interessados em ingressar na universidade, a parceria não se limita somente à cessão e locação do espaço. O plano de atividades para 2024 e 2025 conta com um ciclo de conferências sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), cursos com módulos online e presenciais abertos ao público geral e o escritório fixo destinado ao atendimento semanal dos estudantes que queiram aterrizar em Coimbra para seguir os estudos.
A parceria entre as duas instituições foi selada com um evento privado na noite de quinta (10) que contou com a presença do reitor da universidade, Dr. Amílcar Falcão, além do presidente da Casa de Portugal, Dr. Renato Afonso Gonçalves, e da vice-reitora, Dra. Cristina Albuquerque que discursaram durante o evento. A inauguração simbólica da placa do escritório ficou nas mãos do reitor Dr. Amílcar juntamente do diretor da Casa, José Antonio da Costa Fernandes.
Em meio a representantes de universidades importantes de São Paulo, como USP e Mackenzie, de escolas parceiras da Universidade de Coimbra e dos diretores da Casa e seus convidados, a professora Cristina reiterou que se hoje a universidade está colocada entre as 500 melhores do mundo “só é possível porque nos acompanha nesse caminho parceiros de enorme qualidade e que partilham conosco valores essenciais.”
Há 89 anos dedicando-se à promoção da cultura portuguesa no Brasil e à representação da comunidade luso-brasileira, a Casa de Portugal de São Paulo se sente profundamente honrada em também ser lar de um dos patrimônios históricos da UNESCO.
Após a solenidade teve “fados” na apresentação da Letícia Ferreira, que é também membro da direção da Casa. Ela Cantou acompanhada dos músicos Sérgio Borges e Wallace Oliveira.
Numa rede social Letícia Ferreira fez questão de registrar seu orgulho em participar da inauguração dessa importante parceria. “Este evento não apenas marcou a inauguração do escritório, mas também celebrou nossa rica herança cultural luso-brasileira. Foi uma noite com música, cultura e novas perspectivas, fortalecendo ainda mais os laços entre nossas nações. Sinto-me profundamente grata e orgulhosa por fazer parte desta Casa que não apenas preserva tradições, mas também constrói pontes para o futuro, aproximando ainda mais Brasil e Portugal através da educação e da cultura. Que esta parceria continue a florescer, trazendo mais oportunidades e estreitando os laços entre nossos países”, disse.
As informações são da Casa de Portugal São Paulo.