Universidade de Aveiro assina acordo com Universidade de Caxias do Sul

Mundo Lusíada

Universidade de Aveiro.
Universidade de Aveiro.

Incentivar o intercâmbio de docentes, investigadores e estudantes, realizar seminários e conferências conjuntos e ainda desenvolver investigação em comum são os objetivos de um protocolo de cooperação assinado entre a portuguesa Universidade de Aveiro (UA) e a brasileira Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), do Rio Grande do Sul. O acordo foi assinado pelos reitores de ambas as instituições, em 23 de outubro, e vigora por cinco anos.

O protocolo visa a promoção do intercâmbio pedagógico e científico de docentes, investigadores e estudantes em programas conjuntos de lecionação e formação graduada e pós-graduada; a organização de iniciativas de dinamização académica, cultural e científica, através da realização conjunta de seminários, conferências e ou outros encontros; a elaboração e desenvolvimento conjunto de atividades de pesquisa e projetos de investigação e ainda outras atividades consideradas de interesse mútuo.

Para o reitor da FUCS, Evaldo Kuiava, trata-se de um “momento importante e profícuo para as duas instituições para que ambas possam a partir de agora fazer investigação em conjunto e interagir em áreas como a engenharia de materiais, ambiente (resíduos), biotecnologia e também gestão”.

Este é o primeiro acordo entre as duas instituições e surgiu da presença de um docente da UA que se encontra em licença sabática na FUCS, António Fernandes do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial. “O professor António Fernandes, da área de turismo está na FUCS em licença sabática e foi a vinda dele que abriu a possibilidade de um acordo entre ambas as instituições”, frisou Evaldo Kuiava.

A Universidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, é a segunda maior universidade privada do Brasil, com aproximadamente 35 mil alunos. Criada em 1973, a Universidade de Aveiro rapidamente se transformou numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país, hoje frequentada por cerca de 15 mil alunos em programas de graduação e pós-graduação.

Para a UA este é mais um “alargar de horizontes” para um local onde não existem muitos acordos, segundo explicou Marlene Amorim, pró-Reitora para a Internacionalização da UA. “A FUCS é uma universidade do sul do Brasil onde não temos tantos protocolos assinado. Portanto, desse ponto de vista, trata-se de um alargamento do nosso âmbito de ação. Depois é uma universidade que tem ciências sociais aplicadas e muito desenvolvidas e tem uma área de engenharia também muito boa. Tem 48 anos, quase a mesma idade da UA, e uma base de licenciaturas e mestrados muito estável e diversificada. Encontra-se agora num processo muito ativo de criar programas doutorais. Assim, nesta etapa de crescimento podem vir a ser desenvolvidas parcerias de investigação muito interessantes”, destacou.

E mesmo antes de ser assinado o acordo entre as duas universidades, já uma aluna de doutoramento se encontrava na UA. Margarete Menegotto faz doutoramento em Administração da FUCS, está na UA por quatro meses, a efetuar trabalho com orientação de Elisabete Pereira. Conheceu o António Fernandes na FUCS e percebeu que o que era feito em Portugal na área da competitividade, o seu âmbito de pesquisa, era muito interessante. Assim, apresentou um projeto que foi aceito por Elisabete Pereira. “Pela troca de conhecimentos, pelos aspetos técnico-científicos, pelas vivências e experiências, por tudo!” elogia a estudante dizendo que valeu a pena.

Mobilidade Acadêmica Internacional
A universidade brasileira ainda divulga que no próximo dia 31 de outubro, às 15h no auditório do bloco E, ocorre a reunião com os estudantes que participam no próximo semestre do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional. Eles receberão orientações sobre o programa e a preparação para a viagem de intercâmbio.

No total, 51 estudantes de graduação farão intercâmbio internacional no 1º semestre de 2015. Eles estudarão em instituições conveniadas com a UCS na Alemanha, Argentina, Chile, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Suíça, além de Portugal.

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional prevê, para estudantes de graduação, a realização de um ou dois períodos letivos (consecutivos ou não) em uma Instituição parceira da UCS com aproveitamento total ou parcial dos estudos desenvolvidos. Informações pelo telefone (54) 3218-2318 ou pelo e-mail [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *