Da Redação
José Manuel Durão Barroso vai lecionar na Católica Global School of Law, na Católica Lisbon School of Business and Economics e no Instituto de Estudos Políticos da UCP – Universidade Católica Portuguesa.
José Manuel Durão Barroso será professor instituição já em 2015. Esta contratação tem lugar num momento em que a Universidade Católica reforça a sua estratégia de internacionalização e de captação de estudantes estrangeiros.
O anterior Presidente da Comissão Europeia vai encarregar-se de disciplinas nos programas de LL.M. (master of laws) “Law in a European and Global Context” e “International Business Law” da Católica Global School of Law, lecionará no “Internacional MSc in Management” e na formação de executivos da Católica Lisbon School of Business and Economics, e nos programas de mestrado em “Ciência Política e Relações Internacionais” e em “Governance, Leadership and Democracy Studies” do Instituto de Estudos Políticos. Neste último, vai ainda assumir a direção do Centro de Estudos Europeus.
A contratação de Durão Barroso com a Católica surge na sequência do seu percurso ao mais alto nível das instituições europeias e da sua experiência acadêmica.
Em Portugal, Durão Barroso desempenhou, entre outros, os cargos de Ministro dos Negócios Estrangeiros e de Primeiro-Ministro. Em 2004 assumiu a Presidência da Comissão Europeia, durante 2 mandatos, até 2014.
Tendo no seu currículo relevante atividade letiva e de investigação em Universidades portuguesas e estrangeiras, Durão Barroso regressa agora à atividade acadêmica na Universidade Católica Portuguesa e como Professor Visitante da Universidade de Princeton.
A Palestra Inaugural de José Manuel Durão Barroso terá lugar no dia 26 de Fevereiro, no campus de Lisboa da Universidade Católica Portuguesa, sob o tema “União Europeia e Lusofonia”.