Unesp e Universidade de Aveiro discutem ampliação de parceria

Da Redação

Universidade de Aveiro.

O reitor da Universidade de Aveiro, professor Gonçalo Paiva Dias, visitou a Reitoria da Unesp nesta segunda-feira, 23 de Outubro. O gestor se reuniu com o vice-Reitor, professor Sergio Nobre, para discutir o aumento da mobilidade entre estudantes da universidade portuguesa e a Unesp.

A Unesp tem enviado alunos de graduação para a Universidade de Aveiro por meio do programa Santander Bolsas Luso-Brasileiras ao passo que estudantes portugueses de pós-graduação também têm buscado melhorar sua formação nos programas da Unesp. A proposta do encontro é fomentar e ampliar esse encontro.

O reitor da Universidade de Aveiro também apontou a disposição em estimular a cooperação acadêmica em áreas de interesse comum das duas instituições, como Engenharia e Biologia Marinha, por meio de treinamentos, estágios ou programas de co-tutela.

A UNESP oferece cinco bolsas de estudo a professores e investigadores não brasileiros, vinculados a Instituições do Ensino Superior portuguesas, espanholas e dos restantes países iberoamercianos, preferencialmente associadas da Associação Universitária Iberoamericana de pós-graduação (AUIP). As candidaturas a estas bolsas para a realização de doutoramento na UNESP terminam a 15 de dezembro.

Criada em 1976, a Unesp resultou da incorporação dos Institutos Isolados de Ensino Superior do Estado de São Paulo, então unidades universitárias situadas em diferentes pontos do interior paulista. Abrangendo diversas áreas do conhecimento, tais unidades haviam sido criadas, em sua maior parte, em fins dos anos 50 e inícios dos anos 60. Mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, é uma das três universidades públicas de ensino gratuito, ao lado da USP (Universidade de São Paulo) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fliporto anunciou edição 2025 em Aveiro, Portugal

Por Ígor Lopes Foi encerrada, no último domingo em Olinda, no nordeste brasileiro, a edição 2024 da Festa Literária Internacional de Pernambuco. Um evento que teve lugar no Mercado Eufrásio Barbosa. Esta festa literária atraiu mais de cinco mil pessoas

Leia mais »