Da Redação
Com Rádio ONU
A cerimônia do Círio de Nazaré foi declarada Patrimônio Imaterial da Humanidade. A eleição da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, ocorreu no Azerbaijão.
O festival, que ocorre todos os anos na cidade de Belém, no Pará, homenageia a Nossa Senhora de Nazaré e é considerada uma das maiores procissões religiosas do mundo.
A Unesco destaca que o festival é realizado há 220 anos, desde 1793. A agência da ONU cita que a cerimônia do Círio de Nazaré reflete “o rico caráter multicultural da sociedade brasileira.”
De Brasília, a coordenadora Cultural da Unesco no Brasil, Patrícia Reis, destacou a importância da nomeação. “A duração dessa manifestação, o alcance que tem na cidade de Belém, que leva para lá devotos do país como um todo. Os elementos de salvaguarda, que significa dizer que a tradição se mantém íntegra por muitos anos. A força dessa manifestação, que reúne crianças e famílias.”
O comitê da Unesco sobre o Patrimônio Imaterial esteve reunido no Azerbaijão até dia 7. Neste ano, já foram inscritos mais de 20 elementos na lista.
A dieta mediterrânea de países como Portugal, Espanha e Grécia também tornou-se Patrimônio Imaterial da Humanidade. No ano passado, a Unesco elegeu o frevo do Recife e o fado português para a lista.
LEIA MAIS >> Depois do Fado, Dieta mediterrânica é classificada Patrimônio Imaterial da Humanidade