Da Redação
Com Lusa
O Turismo do Alentejo inaugurou, em 21 de junho no Porto, uma mostra de produtos e serviços da região para atrair turistas da área metropolitana do Porto, o segundo maior mercado emissor para o Alentejo.
A exibição decorre até dia 06 de julho no Palacete dos Viscondes de Balsemão, na Praça Carlos Alberto, e inclui provas de vinhos, de queijos, mostras de olaria, artesanato, bem como apresentações do setor hoteleiro do Alentejo, que, no âmbito da campanha “O Alentejo dá-lhe tudo”, tem em vigor a oferta de na compra de três noites consecutivas, uma delas ser gratuita.
“Os dados que temos do nosso observatório indicam-nos que esta área do país é claramente o segundo mercado emissor para o Alentejo a seguir à área metropolitana de Lisboa, sendo que, em termos de estadia média, o turista que viaja do Norte para o Alentejo passa mais dias”, disse aos jornalistas o presidente do Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva.
A dependência do Alentejo do mercado interno combinado com o espanhol é de 85%, afirmou Ceia da Silva, destacando que a intenção dos operadores da região, que aderiram na maioria à campanha, é que, apesar da crise, as pessoas não deixem de fazer férias: “Se pensar que vai seis dias e só terá despesa de quatro, há aqui um contributo para que as pessoas não deixem de fazer as suas férias”.
A mostra da região é a primeira vez que tem lugar no Porto e procura, de acordo com o responsável da entidade regional de turismo, desenvolver uma aproximação aos clientes das promoções de última hora (também designadas por ‘last minute’), um segmento em crescimento.
“As minhas expectativas são positivas, tenho francas expectativas de que em setembro possa dizer que junho, julho e agosto foram três meses bons para o Alentejo”, declarou Ceia da Silva.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística referentes a abril deste ano, o Alentejo registrou uma quebra de 16,3% nas dormidas em comparação ao mesmo mês de 2011, tendo a taxa de ocupação passado de 28,4% para 23,5%.