Por Ígor Lopes
Do Rio para Mundo Lusíada
Seminário discute Brasil-Portugal
O Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, no Rio, promove de 2 a 6 de abril o Seminário Brasil-Portugal, com o intuito de se discutir temas relevantes da formação brasileira até a atualidade. Em simultâneo, será inaugurada a exposição “Itinerários Luso-Brasileiros”. O evento conta com patrocínio do Real Gabinete Português de Leitura e Liceu Literário Português.
Uma janela lusitana
“Se uma janela se abrisse” é a peça de teatro portuguesa que vai ser apresentada no Teatro Municipal, em Ipanema, Zona Sul do Rio, de 5 a 7 de abril.
Real Gabinete vira documentário
“Os segredos do Real Gabinete Português de Leitura” é o nome do documentário de José Barahona, que conta os bastidores desse exemplar emblemático da cultura portuguesa no Rio. A exibição do filme teve lugar no dia 12 de março, no Canal Futura. O roteiro dá conta de que “o imponente edifício do Real Gabinete Português de Leitura esconde entre suas salas e seus corredores um acervo riquíssimo e diversos tesouros literários”. No seu interior, encontramos manuscritos como o “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco, e “Tu, só tu, puro amor”, de Machado de Assis, assim como quadros de grandes pintores clássicos portugueses e até mesmo uma primeira edição dos “Lusíadas”, de 1572.
Confraria volta para entronizar
No dia 20 de março, chegam ao Rio os responsáveis pela Confraria de Saberes e Sabores da Beira – Grão Vasco, para uma série de entronizações, que vai ter lugar no dia 24 de março, na Casa de Viseu, na Zona Norte carioca.
Visitar o Rio para recorda família Real
Para celebrar os 205 anos da chegada da Família Real portuguesa ao Rio de Janeiro, o projeto “Roteiros Geográficos do Rio”, da UERJ, vai realizar um passeio especial. Serão visitados “nobres lugares” do Centro do Rio. A caminhada acontece dia 23 de março, com encontro junto à Igreja do Carmo, próxima à Praça XV.
Historiadora fala sobre fé
A Revista O Globo, publicada no início de março, apresentou uma matéria sobre religiosidade portuguesa. Dentre os entrevistados, está Renata Santos, autora de um livro em comemoração ao centenário da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio. Segundo ela, “a reportagem é simpática, com ótimas fotos, buscando abordar a herança portuguesa entre nós de uma perspectiva diferente”.
Susto aos lusitanos
Nas últimas semanas, a comunidade portuguesa do Rio levou dois grandes sustos. Um incêndio, no dia 27 de fevereiro, atingiu um sobrado na Rua Luiz de Camões, no Centro carioca. O local do incidente é vizinho ao prédio do Real Gabinete Português de Leitura, que não foi afetado, embora tenha sido motivo de preocupação para muitas pessoas. Já no dia 7 de março, um artefato explosivo fez ser evacuada a sede da Ordem dos Advogados do Brasil, também no Centro do Rio. A explosão fez as autoridades cariocas restringirem o acesso ao local. Desta vez, quem fica próximo à OAB é o edifício Orly, onde está localizado o Consulado Geral de Portugal no Rio. Nenhum cidadão português ficou ferido.
Joaquim de Almeida em “Vermelho Brasil”
O ator português Joaquim de Almeida está estrelando a série “Vermelho Brasil”, que, dividida em quatro capítulos, retrata um dos episódios mais marcantes da história de Portugal: a tentativa, sem sucesso, da Coroa Francesa conquistar o Brasil aos portugueses, no século XVI. A produção é da RTP e da Leonel Vieira, com a participação de um elenco de luxo.
Mariana Quito na USP
Inserido nas comemorações do Ano de Portugal no Brasil, o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP recebe até 12 de julho uma exposição de gravuras da artista portuguesa Mariana Quito. A exposição vai estar patente na Sala Marta Rossetti Batista do IEB. O local funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e fica na Av. Prof. Mello Morais, Trav. 8, 140, Cidade Universitária, São Paulo.
Mário “consagrado”
Mário Carvalho, diretor geral da TAP para a América do Sul, recebeu o “Prêmio Consagração Turística” referente a 2012, atribuída pela Associação de Jornalistas Portugueses de Turismo (AJOPT).
CPLP e os “pontos focais”
Entre os dias 4 e 6 de março, teve lugar em Lisboa a XXVI Reunião Ordinária dos Pontos Focais de Cooperação da Comunidade dos Países de língua Portuguesa (CPLP), com a participação do governo brasileiro. No dia 7 de março, Lisboa recebeu ainda a 160ª Reunião Ordinária do Comitê de Concertação Permanente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
“Bacalhau” bem salgado
Policiais da 21ª DP de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio, prenderam, no dia 12 de março, Luiz Carlos de Paulo Julho, vulgo fininho. Ele é apontado como braço direito do traficante Luís Fernando Nascimento Ferreira, conhecido como Nando Bacalhau.
Potencial econômico da língua portuguesa
A Academia Luso-Brasileira de Letras promove a conferência “O potencial econômico da língua portuguesa”, no dia 19 de março, às 17 horas, na Rua Teixeira de Freitas, 5, 3º andar, Lapa, no Centro do Rio. A palestra será do acadêmico Francisco Amaral.
100 anos de Botequim
O cobiçado e nobre bairro da Urca, na Zona Sul carioca, vai ser palco do lançamento do livro “100 anos de Botequim, a história de vida do inventor do Bar Urca”, no dia 26 de março, às 19 horas. A obra conta histórias de sucesso do português “Seu Gomes”, já falecido. De todas as suas realizações, o Bar da Urca é o que desponta na preferência dos cariocas. A publicação ganhou vida através do trabalho da jornalista Inês Garçoni.
Teresa Bergher preside comissão
A vereadora Teresa Bergher, nascida na região de Viseu, foi eleita, por unanimidade, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Segundo ela, “os desafios serão muitos, mas, com luta, as conquistas virão. Por natureza, sou conciliadora, por isso, dou como certa a harmonia entre os três vereadores que compõem a comissão”.