Por Ígor Lopes
Para Mundo Lusíada
Real Gabinete discute Portugal no Brasil
O Pólo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras (PPRLB), vinculado ao Centro de Estudos do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, promove o seu 6º Colóquio Internacional, sob o tema “Portugal no Brasil: Pontes para o presente”, de 9 a 13 de abril. O evento vai ter lugar na própria sede do Real Gabinete e no Liceu Literário Português, também no Centro do Rio. O objetivo é assinalar o “Ano de Portugal no Brasil” e concluir a comemoração dos 10 anos de atividades do PPRLB.
Livraria Camões em debate na Biblioteca Nacional
A Biblioteca Nacional (BN), localizada no Centro do Rio de Janeiro, promoveu um debate sobre a importância da Livraria Camões e a cultura letrada portuguesa no Brasil, em 19 de março. Com entrada franca, o auditório Machado de Assis, que fica na BN, viu o encontro de pesquisadores que discutiram sobre a importância da loja portuguesa na cena cultural carioca. José Estrela, responsável pela livraria no Rio, falou sobre sua trajetória e a da livraria. Além do livreiro, estiveram presentes Cleonice Berardinelli, considerada a maior especialista no tema do país, e Gilda Santos, professora da UFRJ, que trabalhou com o assunto por 30 anos.
Vindimas e folclore encantam o público
O Clube Camponeses de Portugal realizou, no dia 18 de março, um evento dedicado às tradições das “Vindimas à Camponesa”, na sua sede campestre, em Duque de Caxias, baixada fluminense do Rio. A festa mostrou como os antepassados faziam a vindima (colheita das uvas). O show ficou a cargo do rancho folclórico da casa.
Ah, é Edmundo!
A nação vascaína lotou o estádio de São Januário, no Rio, no último dia 28, para se despedir, oficialmente, do jogador e ídolo Edmundo. Durante um jogo comemorativo contra o Barcelona de Guaiaquil (Equador), o jogador mostrou muita dedicação e descontração em campo, fez belas jogadas e só foi substituído aos 40min do segundo tempo. O amistoso terminou em 9-1 para o Vasco. Edmundo marcou dois gols.
Prêmio reúne brasileiros e portugueses
Estão abertas as candidaturas ao Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva, do Instituto Camões, até dia 14 de abril de 2012. À sexta edição do Prêmio podem concorrer cidadãos portugueses e brasileiros, com um ou mais textos originais, em língua portuguesa, não editados e não encenados. A obra premiada será editada nos dois países e o autor da obra vencedora receberá 15 mil Euros.
“Canastrões” em Portugal
Portugal recebe, a partir de abril, o espetáculo teatral “Canastrões”, com Gracindo Júnior, Gabriel Gracindo e Pedro Gracindo. A peça conta com direção do dramaturgo e encenador Moncho Rodriguez, diretor artístico do Centro de Criatividade – Póvoa de Lanhoso. Nos meses de abril e maio, a peça vai passar por Évora, Estoril, Espinho, Fafe, Vila Real, Vila Nova de Famalicão, Estarreja e Porto.
Publicidade do azeite Gallo acusada de racismo
Segundo o jornal O Globo, uma campanha publicitária da empresa portuguesa responsável pelo azeite Gallo está sendo analisada pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) após acusação de racismo. Ao lançar uma embalagem com vidro escuro no fim de 2011, a marca portuguesa criou o slogan “O nosso azeite é rico. O vidro escuro é o segurança”. O anúncio, que foi lançado em novembro do ano passado e desenvolvido pela agência de publicidade AlmappBBDO, foi veiculado apenas em mídia impressa.
Portugueses aprendizes no Brasil
A edição de janeiro da revista do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) publicou um estudo que revela que 14 jovens de nacionalidade portuguesa estão se beneficiando da Lei de Aprendizagem, no Rio de Janeiro. Essa lei determina que empresas de grande e médio porte devem contratar aprendizes de forma proporcional ao número de empregados do seu quadro efetivo.
Revista da TAP nas alturas
O portal da revista de bordo da TAP, “UP” (upmagazine-tap.com/), foi nomeado para os CSS Awards 2012, na categoria de Lifestyle, informou o site Portugal Digital. O prêmio americano visa a eleger os melhores websites desenvolvidos com a linguagem de estilo CSS (Cascading Style Sheets) no mundo inteiro. O site da “UP” foi recentemente redesenhado e reprogramado pela empresa 262 Media – All Browser Solutions.