Últimas do Rio: Programação do Ano de Portugal no Brasil apresentada no RJ e SP

Por Ígor Lopes
Do Rio para Mundo Lusíada

Programação do Ano de Portugal no Brasil será apresentada no RJ e SP
O consulado-geral de Portugal no Rio será palco da apresentação da programação do ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal. A coletiva de imprensa vai ter lugar no próximo dia 17, às 11h, com a presença da ministra da Cultura do Brasil, Ana de Hollanda, e dos comissários-gerais Antônio Grassi, do Brasil, e Miguel Horta e Costa, de Portugal. Em São Paulo, o mesmo evento acontece dia 18. Em Lisboa, o programa já foi apresentado no último dia 13. Segundo o jornal português Público, Vieira da Silva e Rui Chafes, Vasco Araújo, Joana Vasconcelos e o designer Fernando Brízio serão alguns dos nomes portugueses que se apresentarão por aqui. O Brasil leva a Portugal muita cultura, com músicos e grupos de teatro. A fadista Mariza estará no show de abertura do evento na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Dois dias depois, a fadista portuguesa volta a atuar ao lado de Milton Nascimento no Palácio das Artes em Belo Horizonte. Em terras lusas, se apresentam Ney Matogrosso e Monobloco, além de um encontro de músicos com Paulo Gonzo, Zeca Baleiro, Carminho, Martinho da Vila e Boss AC, sob direção musical de Zé Ricardo. O evento decorre de 7 de Setembro de 2012, aniversário da independência do Brasil, e 10 de Junho de 2013, Dia de Portugal.

Comunidade portuguesa de luto
A comunidade portuguesa do Rio e de São Paulo está de luto após o falecimento de Benvinda Maria, no dia 5 de julho, após lutar anos contra um câncer. Benvinda era diretoria do jornal carioca Portugal em Foco. Ela criou o rancho folclórico Rio de Janeiro, que levava a Portugal representantes de grupos folclóricos portugueses cariocas. Foi uma das vozes ativas na reativação do Orfeão Português, no Rio. Uma das suas últimas aparições públicas foi justamente na festa de 97 anos do Orfeão. Há poucas semanas, a Casa das Beiras do Rio havia anunciado a mudança de nome do seu rancho folclórico para “Grupo Folclórico Benvinda Maria da Casa das Beiras”. Benvinda Maria esteve internada antes de falecer no hospital Casa de Portugal, no Rio Comprido, Zona Norte da cidade carioca. O corpo de Benvinda foi sepultado no cemitério Memorial do Carmo no dia 6. A missa de sétimo dia foi realizada no dia 13, na igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Centro. Dirigentes e associados das entidades luso-brasileiras compareceram à missa com os seus estandartes. Ao Mundo Lusíada, Gomes da Costa, presidente da Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras e amigo de Benvinda, disse que o falecimento dessa líder constitui uma perda grande para a comunidade portuguesa.

Vila da Feira comemora 59 anos e grupo folclórico viaja para Portugal
A Casa de Vila da Feira e Terras de Santa Maria promoveu, na Tijuca, Zona Norte do Rio, uma sessão solene no último dia 12 com o intuito de comemorar 59 anos de fundação. Segundo Ernesto Boaventura, presidente da Casa, há uma preocupação em relação ao futuro do clube. O evento contou com a presença de Serafim Guimarães, que representou a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira e que foi o orador oficial da festa. No dia seguinte, 13, outra celebração agitou o “Vila da Feira”. A noite foi de “despedida” do grupo folclórico Almeida Garrett, que viaja para Portugal no dia 20 e retorna dia 22 de agosto. Ao todo, 40 pessoas acompanham o grupo, sendo 32 componentes. O grupo vai passar por várias cidades portuguesas, entre elas Arouca, Santa Maria da Feira e Figueira da Foz, num total de 15 atuações de folclore e samba. A viagem tem o objetivo de comemorar os 50 anos de fundação do grupo, o que aconteceu em maio. “Queremos mostrar as qualidades do nosso grupo e a beleza das nossas fantasias e coreografia”, sublinha Ernesto.

Casa de Viseu celebra 46 anos de fundação
No último dia 13, a Casa de Viseu, na Zona Norte do Rio, realizou uma sessão solene para celebrar 46 anos. O evento contou com casa cheia e várias homenagens, entre elas à fadista Maria Alcina. Estiveram presentes o deputado português Carlos Páscoa, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e o cônsul-geral de Portugal no Rio, Nuno Bello. Hoje, dia 15, a Casa de Viseu promoveu um almoço. O artista da hora foi o cantor Mário Simões. Houve espaço ainda para as apresentações dos ranchos mirim e adulto da casa.

Comunidade portuguesa com candidatos a vereador
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio divulgou a lista de candidatos às eleições municipais deste ano. Ao todo são oito candidatos a prefeito e 1653 pessoas que disputam 53 vagas de vereador. Nessa listagem maior figuram candidatos da comunidade portuguesa, como Teresa Bergher (PSDB), viseense e que tenta reeleição, César Ferreira (PP), de Figueira de Castelo Rodrigo, e os cariocas Marinho Nunes (PP), ex-presidente da Casa de Viseu, e Marcelo Brandão (PSDB), ex-presidente do Arouca Barra Clube. Este último nome teve de se afastar da presidência do clube, pois a entidade participa de um projeto da Suderj. Atualmente, o Arouca está sendo comandado pelo vice-presidente Paulo César.

Escritor português fala sobre Papas no Programa do Jô
O escritor português Luís Miguel Rocha foi muito aplaudido durante a sua entrevista a Jô Soares, na Globo, no início do mês. O autor falou sobre os seus livros e explicou teorias que envolvem temas polêmicos sobre os bastidores do Vaticano e a escolha dos Papas. Num dos seus livros, “Bala Santa”, Luís Miguel mostra uma tese relacionada com o atentado a Karol Wojtyla, o Papa João Paulo II.

AICEP quer apostar no Brasil
O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Pedro Reis, afirmou que o Brasil é um mercado absolutamente estratégico para Portugal e que uma das apostas fortes da entidade será na América Latina. Essa idéia fez parte da conversa entre a AICEP e a Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio, no último dia 3, na cidade carioca, durante um encontro com empresários locais para discutir oportunidades de negócios em Portugal.

Arquitetura portuguesa pela visão brasileira
A Caixa Cultural do Rio de Janeiro vai exibir, até 5 de agosto, a exposição “A arquitetura portuguesa pelo traço de Lúcio Costa”, que apresenta os registros feitos em blocos pelo arquiteto e urbanista durante viagem a Portugal, no ano de 1952. Esses blocos ficaram perdidos durante 50 anos e agora são revelados ao público na Caixa Cultural, com curadoria de Maria Elisa Costa e José Pessôa. O interesse de Lúcio pela arquitetura portuguesa surgiu em 1937, com a sua participação, no então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), hoje Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 1948, Lúcio Costa conheceu Portugal e percorreu o país. Os registros de Lúcio resultaram em 305 folhas, em cinco pequenos blocos. Após sua morte, os registros foram encontrados por sua filha Helena.

PM do Rio distribui sardinhas
A Polícia Militar (PM) do Estado do Rio de Janeiro distribuiu 300 quilos de sardinhas na comunidade do Fallet/Fogueteiro, zona Norte do Rio, no dia 30 de junho. Os peixes foram apreendidos pelo Batalhão de Policia Florestal e Meio Ambiente da PM.

Aníbal Bragança autografa livro
Aníbal Bragança, coordenador-geral de Pesquisa e Editoração da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio, esteve ontem, dia 14, no Centro Cultural Kaleidoscópio, em Caxambu, no sul de Minas Gerais, autografando o livro “Impresso no Brasil – Dois séculos de livros brasileiros”, escrito em coautoria com Márcia Abreu. A obra, impressa pela Editora Unesp, faz um retrato da trajetória da produção editorial no Brasil dos últimos duzentos anos.

Santuário de Fátima angariou fundos
O presidente-fundador da Associação Tarde com Maria, Berthaldo Soares, promoveu um almoço no dia 8, no Hotel Windsor Barra, na zona Oeste do Rio. O encontro, que recebeu a presença dos cantores Maurício Mattar, Luka, Jorge Vercillo e Elba Ramalho, teve o intuito de obter renda para as obras do santuário.

Rio+20 movimentou milhões
O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) divulgou, em junho, um estudo que estima que a Conferência Rio+20 movimentou mais de R$ 68 milhões em serviços de hotelaria, bares e restaurantes. A estimativa considera apenas os participantes dos eventos oficiais no período de 19 a 22 de junho. Se considerados as mais de três mil atividades paralelas, os números são ainda maiores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *