Últimas do Rio: Português leva literatura ao Complexo do Alemão

Por Ígor Lopes
Do Rio para Mundo Lusíada

 

Português leva literatura ao Complexo do Alemão

No dia 10 de dezembro, o escritor português Pedro Eiras lançou o livro “Os três desejos de Octávio C.”, durante cerimônia numa livraria em Botafogo, Zona Sul do Rio. Pedro visitou também a ONG EDUCAP, no Complexo do Alemão, em Inhaúma, Zona Norte da cidade. O autor levou à comunidade “pacificada” informações sobre as relações entre as literaturas portuguesa e africana e falou sobre o livro que veio lançar no Brasil. Este projeto contou com chancela do Ano de Portugal no Brasil e produção do grupo Conexão Social.

Pedro Eiras é professor de literatura portuguesa na Universidade do Porto, atua como dramaturgo, ficcionista e ensaísta. Em 2006, recebeu o Prêmio Pen Clube Português do Ensaio pela obra “Esquecer Fausto – A fragmentação do sujeito em Raul Brandão, Fernando Pessoa, Herberto Hélder e Maria Gabriela Llansol”.

Camões para Trevisan

O Prêmio Camões 2012, principal prêmio da literatura em língua portuguesa, foi entregue no dia 12 de dezembro, durante cerimônia na Biblioteca Nacional do Rio, ao escritor brasileiro Dalton Trevisan, que foi representado pela editora Sónia Jardim.

Cocktail favorece negócios

Associados e parceiros da comunidade luso-brasileira participaram, dia 3 de dezembro, de um Business Cocktail promovido pela Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio, num hotel em Copacabana, Zona Sul carioca. Antônio Felner, Gerente de Promoção no Rio da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Luís Bernardo, Administrador da WL Partners, e o jornalista Reinaldo Paes Barreto, do Jornal do Brasil, estiveram presentes. Organizado a cada dois meses, o Business Cocktail reúne pessoas que buscam ampliar o networking, compartilhar experiências e fazer novos negócios.

Zona Sul carioca recupera piso tradicional

A Prefeitura do Rio recuperou cerca de 150 metros quadrados de piso em pedras portuguesas na Cruzada São Sebastião, conjunto habitacional no Leblon, Zona Sul do Rio. Os trabalhos foram realizados por equipes da Coordenadoria Geral de Conservação em trechos da Av. Borges de Medeiros e Humberto de Campos.

Luso-descendente quer “acelerar” trabalhos no INPI

O luso-descendente Marcelo Fernandes é um dos responsáveis pelo acompanhamento e realização do concurso público do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) no Rio. Em entrevista ao jornal O Globo, dia 2 de novembro, Marcelo, que atua como Coordenador de Recursos Humanos desse instituto federal, disse que é preciso “atacar o atraso que existe no exame de marcas e patentes”, com o objetivo de alcançar a média internacional. Ao todo, serão 242 vagas para os níveis superior e médio/técnico. Os salários chegam a seis mil Reais. A prova, que será dia 3 de fevereiro, terá a Cespe como banca organizadora.

Fora dos trilhos até 2014

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou, dia 3 de dezembro, que os bondinhos de Santa Teresa, no Centro carioca, irão voltar a funcionar somente em 2014. Desde que aconteceu o acidente de 2011, que matou seis pessoas e feriu mais de 50, os bondes estão fora de circulação para reforma do sistema de transporte. Esse trabalho foi resultado da consultoria da empresa portuguesa CARRIS. “O bonde de Santa Teresa, que entregaremos em 2014, é um novo transporte, que não é de massa, mas que será de alta qualidade, confortável e eficiente e se integrará ao VLT da prefeitura e a outros modais”, revelou Cabral.

Negócios “dentro de casa”

Com o intuito de assessorar famílias empresárias, a UNILCO, empresa atuante no mercado português, espanhol, mexicano, colombiano e brasileiro, realizou uma palestra no dia 11 de dezembro em Copacabana, Zona Sul do Rio. O tema foi “A continuidade das empresas e grupos empresariais familiares”. O evento foi promovido pela Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio.

Benfica na Tijuca

No dia 9 de dezembro, a Casa dos Poveiros, na Zona Norte do Rio, recebeu a festa da Casa do Benfica. O evento contou com casa cheia.

Universidade lisboeta em SP

A Nova School of Business & Economics (NSBE), da Universidade Nova de Lisboa, está com escritório administrativo em São Paulo. O intuito é intensificar os programas de cooperação e acompanhar os alunos que estão trabalhando no Brasil. “A nossa presença no Brasil e a cooperação com universidades do país são antigas, mas intensificaram-se com a crise, porque muitos alunos da nossa escola vão procurar emprego no Brasil”, disse, à Lusa, o diretor da NSBE, José Ferreira Machado.

Paz na Europa

O prêmio Nobel da Paz foi entre no dia 10 de dezembro à União Europeia (EU), pelo papel na transformação “de um continente de guerra em continente de paz”. Recorde-se que, neste momento, a UE vive a pior crise econômica e financeira da sua história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *