Últimas do Rio: Ginástico anuncia parceria teatral para aniversário

Por Igor Lopes

Ginástico anuncia parceria teatral para celebrar aniversário

Armênio Cardoso, presidente da Real Sociedade Clube Ginástico Português, no Rio. Foto: Ígor Lopes
Armênio Cardoso, presidente da Real Sociedade Clube Ginástico Português, no Rio. Foto: Ígor Lopes

A Real Sociedade Clube Ginástico Português, fundada no dia 31 de outubro de 1868, vai celebrar 145 anos de existência, no próximo dia 8 de novembro, no Rio. Para marcar a data, dentre outras atividades, o clube fechou uma parceria teatral com o Teatro Sesc-Ginástico, visando à criação de uma oficina de teatro, aberta ao público em geral, que inicialmente terá como diretor o ator Paulo Betti. A data irá contar ainda com show com a cantora lírica, do Teatro Municipal, Carla Odorizzi, que fará Tributo a Clara Nunes. Haverá também o XI Encontro de Corais – Vozes na Primavera. Em nosso Clube, foram muitos aqueles que se destacaram, seja no esporte como nas artes cênicas”, explica Armênio Cardoso, presidente da entidade. A proposta do clube é promover o “desenvolvimento da cultura intelectual e da cultura física”.

Visita frequente do fado

A fadista Carminho vai estar novamente no Rio de Janeiro nos dias 20 e 21 de dezembro às 21h30 na casa Miranda, na Zona Sul carioca.

Curta português

O Instituto Moreira Salles, no Rio, foi palco, no dia 2 de novembro, de um festival de curtas metragens portuguesas. O evento teve o nome de NY Portuguese Short Film Festival 2013.

Diálogos no Real Gabinete

O Real Gabinete Português de Leitura do Rio, através do seu Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras, promove, no dia 12 de novembro, o oitavo encontro de pesquisadores, sob o tema “Diálogos sobre Poesia Portuguesa”.

Cesário vai “orar” no Rio

No próximo dia 19 de novembro, a Casa das Beiras do Rio de Janeiro vai realizar uma sessão solene em comemoração aos 60 anos de fundação da entidade. O orador oficial da cerimônia será José Cesário, Secretário das Comunidades Portuguesas.

Novos destinos

A TAP iniciou, no dia 28 de outubro, operações para Tânger, o terceiro destino servido pela companhia em Marrocos. Os voos são efetuados pela Portugalia, com cinco frequências semanais, operando às segundas, quartas, quintas, sextas e domingos. Com partida de Lisboa pelas 12h15, os voos chegam a Tânger às 13h25 e, no sentido inverso, saem de Tânger às 14h10 com chegada pelas 15h20 a Lisboa. E desde o dia 27 de outubro, a empresa portuguesa reforçou sua oferta, adicionando a cidade de Kuala Lumpur, na Malásia, como novo destino servido diariamente via Dubai, no âmbito do acordo de code-share existente entre a companhia e a Emirates.

Vice da TAP fala sobre crise

No dia 23 de outubro, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio, foi palco de uma palestra do vice-presidente da TAP Portugal, Luiz da Gama Mór, que abordou o tema “TAP no cenário da aviação brasileira e mundial”. Sobre a crise que a companhia aérea enfrentou no início dos anos 2000, Luiz Mor foi enfático e explicou o que foi feito para recuperar as contas. “Foi um momento difícil para a empresa, tivemos que encontrar soluções a curto, médio e longo prazo para reerguer a TAP. O primeiro projeto de reestruturação da empresa, foi aumentar a rota de voos, além do conhecido destino Brasil – Portugal, a TAP passou a adentrar de maneira efetiva no espaço europeu”, sublinhou o empresário. Atualmente, a empresa portuguesa figura como a que apresenta melhores ligações entre o Brasil e a Europa, partindo de dez cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo para Lisboa.

Recital no São Clemente

“Sobre o mar: poesias” é o nome do evento que terá lugar no dia 9 de novembro no palácio São Clemente, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O recital de poesias, que terá trabalhos do Brasil, Portugal e Angola, acontece às 20 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *