Por Igor Lopes
Fado em livro
No próximo dia 22, a partir das 15 horas, haverá o lançamento do livro “Fado no Brasil: Artistas & Memórias”, de autoria de Thais Matarazzo, que atua como jornalista, pesquisadora musical e escritora. O local do evento será o Ginástico Clube Português, no Centro do Rio. A entrada é gratuita. O valor do livro é de R$ 30,00. O evento conta ainda com apresentação musical de Gabriel Gonzaga. A fadista Maria Alcina, que faz parte do livro, também confirmou presença.
Luso festa
No último dia 17 de novembro, o Clube Português de Jacarepaguá, na zona Norte do Rio, realizou uma festa portuguesa, com a participação da banda Lisboa Rio Show.
“Microempresários portugueses”
No último dia 11, teve lugar, em Brasília, a reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA), que debateu a promoção de políticas públicas para garantir a internacionalização das micro, pequenas e médias empresas. Segundo o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, foi proposta a criação de um mercado internacional para as micro e pequenas empresas de línguas portuguesa e espanhola. O objetivo é garantir que micro e pequenos empreendimentos do Brasil, da América Latina, do Caribe, da Espanha, de Portugal e da África lusófona possam celebrar acordos bilaterais, que garantam condições desburocratizadas para importar e exportar.
CADEG lusitano
Entre os dias 18 e 29 de novembro, o Mercado Municipal do Rio de Janeiro – CADEG conta com a realização do 1º Festival Gastronômico, cujo ingrediente principal é o bacalhau. Ao todo, 21 participantes criaram receitas especiais, entre petiscos e pratos principais, que serão saboreados pelo público.
Festa dos Camponeses
A sede campestre do Camponeses de Portugal vai celebrar 40 anos de existência do rancho da casa, no dia 24 de novembro. A festa, que começa às 11 horas, vai contar com a presença dos ranchos do Arouca Barra Clube, da Casa de Viseu, do grupo Padre Tomáz Borba e do rancho Luis de Camões.
Relatório português devolve bondes ao Rio
Após mais de dois anos sem o bonde de Santa Teresa, o Governo do Rio de Janeiro anunciou o início das intervenções no bairro para a execução das obras de reestruturação do sistema de transporte. As alterações viárias necessárias começaram no último dia 11, depois de terem sido definidas em conjunto com a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e a CET-Rio. Recorde-se que ficou a cargo da empresa lisboeta Carris, que opera bondes semelhantes na capital portuguesa, um relatório técnico sobre atualizações no sistema de transporte carioca. A partir dessas informações, o transporte no Rio sofrerá mudanças. A paralisação dos bondes ocorreu após um acidente no dia 27 de agosto de 2011. Na ocasião, uma das composições descarrilou e tombou ao descer uma ladeira, deixando seis mortos e mais de 50 feridos.
Palácio e poesia
O Palácio São Clemente, residência oficial do cônsul português no Rio, na zona Sul, foi palco, no dia 9 de novembro, da performance “Sobre o Mar: Poesias”, com poesias de Angola, Portugal e Brasil.
Tributo em festa do Ginástico
Durante a festa de 145 anos do Clube Ginástico Português, no Centro do Rio, a vereadora Leila do Flamengo entregou uma moção de honra ao clube. O evento teve ainda direito à apresentação da cantora Carla Odorizzi, que fez um Tributo à Clara Nunes.