Da Redação
As Câmaras Municipais da Praia, em Cabo Verde, e Bissau, na Guiné, e a UCCLA deram início, em 19 de Janeiro, em Bissau, e durante duas semanas, a um conjunto de sessões de formação em Gestão da Frota/Reparação e Manutenção Mecânica e Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, destinadas a 30 colaboradores dos serviços de salubridade da Câmara Municipal de Bissau e das associações comunitárias dos bairros.
Esta formação, da responsabilidade da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), está a cargo de técnicos das Câmaras Municipais de Lisboa e Amadora, na qualidade de entidades associadas e empenhadas em colaborar com a sua homóloga guineense.
Esta iniciativa decorre no âmbito do Projeto de Reforço das Capacidades das Autoridades Locais na Melhoria das Condições Sanitárias das Cidades da Praia e Bissau, subvencionado pela Comissão Europeia, com o apoio do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD)/Cooperação Portuguesa e executado pelas Câmaras Municipais da Praia e Bissau e a UCCLA.
Na Cidade da Praia, em Cabo Verde, teve início em 23 de Janeiro, sessões de formação, direcionadas para 80 elementos de várias organizações e entidades cabo-verdianas, sobre a temática da comunicação e da sensibilização das comunidades, para a gestão dos sistemas de água e saneamento – tendo em consideração a execução ao nível do projeto de ligações domiciliárias de águas e esgotos em 13 bairros daquela urbe.
A realização desta ação conta a colaboração de técnicos da Câmara Municipal de Coimbra/Empresa de Águas de Coimbra, na qualidade de cidade membro da UCCLA.
A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) como associação intermunicipal de natureza internacional, tem como objetivo fomentar o entendimento e a cooperação entre os seus municípios membro, pelo intercâmbio cultural, científico e tecnológico e pela criação de oportunidades econômicas, sociais e conviviais, tendo em vista o progresso e o bem-estar dos habitantes.