Da Redação
Em 28 de agosto, uma equipe da RTP2 esteve na Faculdade de Ciências e Letras-UNESP em Araraquara, no interior de São Paulo, para gravar uma aula no Curso de Letras, e uma entrevista com a docente do Departamento de Literatura e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, Profa. Dra. Maria Lúcia Outeiro Fernandes.
A emissora portuguesa está produzindo um documentário especial sobre o poeta português António Botto (1897-1959) e chegou até a professora, docente de Literatura Portuguesa na UNESP desde 1997, por causa de uma pesquisa de doutorado orientada por ela, que resultou na tese “Artimanhas de Eros: Aspectos do Erotismo e do Esteticismo na Poética de António Botto”, defendida em 2013, pelo Prof. Dr. Ricardo Marques Martins.
A aula especial sobre António Botto, filmada pela equipe da TV portuguesa, foi realizada com a participação especial do autor da tese, Ricardo Marques, e com a presença dos alunos regulares do 2º ano de Letras, no Anfiteatro D. O eixo condutor da aula foi o tema “Esteticismo e Homoerotismo na Poesia de António Botto”. A professora iniciou a aula pela apresentação da própria poesia, discorrendo acerca de algumas características gerais, a fim de demonstrar a singular articulação promovida pelo poeta entre os ideais estéticos, a elaboração formal dos textos e a encenação de uma subjetividade homoafetiva, que se configura por meio da criação de cenas e situações que expressam múltiplas facetas relacionadas ao amor e ao homoerotismo.
Os acadêmicos reivindicam um lugar para a poesia de Botto no cânone literário lusitano, uma vez que ainda não é uma obra devidamente reconhecida pela crítica literária. Os professores também abordaram a questão das diversas polêmicas suscitadas por ocasião das publicações de António Botto em Portugal, que culminaram com a apreensão e destruição do seu livro, considerado imoral, pelo governo.
Em seguida foi filmada uma entrevista com a professora Maria Lúcia acerca da obra poética de António Botto. Ainda, foram gravadas algumas tomadas externas, com a professora lendo um poema de António Botto, nos jardins do campus. A RTP ainda se dirigiu à cidade São Carlos a fim de gravar a entrevista com o autor da tese, em sua residência.
O material filmado será editado juntamente com outras entrevistas com estudiosos da obra de Botto e mais pesquisas, e está previsto para ser lançado em fevereiro de 2018.