Da Redação
Em Brasília, o Ministério do Turismo, a Embratur e o Sebrae vão promover um seminário para debater os novos conceitos norteadores do turismo mundial, o ‘Turismo Summit 2018’.
Principal aliada do turista na atualidade, a tecnologia tem papel protagonista no processo turístico, desde a pesquisa de destinos, à compra de passagens, escolha de hospedagens e mapeamento de restaurantes e passeios. Para debater as mudanças da transformação digital no setor, os três órgãos brasileiros vão reunir gestores públicos, coordenadores dos projetos de destinos turísticos inteligentes, lideranças, empresários e universidades no Turismo Summit.
O evento, realizado entre os dias 4 e 5 de setembro, no Sebrae Nacional – Brasília, tem o objetivo de disseminar os novos conceitos mundiais do setor, considerado atualmente um dos principais setores da economia e que vem convivendo com profundas transformações, saindo da era analógica para a digital.
De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o turismo foi responsável por um em cada cinco empregos gerados no mundo nos últimos 10 anos e emprega 7 milhões de pessoas no Brasil.
Com multicanais digitais, o segmento vem se tornando mais competitivo e, mesmo para os pequenos negócios, essa é uma realidade que está cada vez mais presente. “As novas relações de consumo referenciadas pela emergente economia digital vêm influenciando mudanças muito rápidas nas relações de consumo e geram novos desafios a todo o ecossistema do turismo. E como a maioria são pequenos negócios, é fundamental que os empresários desse setor estejam atentos às demandas do novo perfil do turista, cada vez mais digital, independente e em busca uma experiência mais sensorial e integrada quando viaja”, pondera a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.
Nesse cenário de constante evolução e de mudanças profundas nas relações entre turistas e destinos, o Ministério do Turismo tem promovido debates sobre como o setor pode aproveitar esse novo momento para oferecer aos viajantes novas experiências.
“Neste mundo cada vez mais conectado, o setor turístico tem que entender o que o turista deseja e propor soluções que o ajudem desde a hora de planejar a viagem até o momento de efetivamente desfrutar dos atrativos e comodidades que o destino tem a oferecer. Essa é uma preocupação tão presente que a própria Organização Mundial do Turismo resolveu dedicar o Dia Mundial do Turismo, em 27 de setembro, ao debate das transformações digitais no setor”, afirmou o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz.
Especialistas observam que o turismo tem interações diretas ou indiretas com 52 outras atividades econômicas, constituindo uma malha ampla e complexa de encadeamento, que, a partir da internet, passou a ter uma lógica diferente de atuação. Os intermediários tradicionais, como as agências de viagens, ganharam a concorrência de plataformas digitais e das Online Travel Agencies (OTA). Com isso, o turismo está mais digital do que nunca. Isso tem feito surgir uma variedade de novos modelos de negócios, que estão movimentando esse mercado.
Programação
No dia 4, o evento começa com os painéis “A transformação digital nos destinos turísticos” e “Utilização de Big Data para desenvolver destinos turísticos inteligentes”, seguidos por debate com os participantes.
Às 13h30, o tema será “Governança – Gestão Turística Inovadora”, com a apresentação de três casos de sucesso: Rio de Janeiro – Programa Lidera/urban hancking, Costa do Descobrimento e Reposicionamento da marca Foz do Iguaçu.
A partir das 15h, serão apresentados os painéis “El uso del Big Data para el conocimiento del turista: o caso de Benidorm”, de Alicante, na Espanha, e “Marketing Turístico: como vender seus destinos nos canais digitais”. Encerrando a programação do primeiro dia, será realizado uma sequência de apresentações em formato TED pelos principais marketplaces do turismo, sob o tema: Integração e comercialização da oferta de produtos e serviços em ambiente virtual.
No dia 5, serão abordados os temas da sustentabilidade na cadeia do turismo e a experiência turística, com os painéis: “A economia criativa como vetor de fomento ao turismo”, “Peru – um destino de experiência” e “Beacons – como potencializar a experiência do turista utilizando a sensorização”, além do Voucher Virtual – Rota das emoções.