Da Redação
Os fiéis da Igreja Católica e devotos da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres se preparam para a primeira festa em devoção à Irmã Dulce (13 de agosto), freira baiana beatificada no último mês de maio. Até dia 12, sempre às 19h, no santuário de Irmã Dulce (Largo de Roma) na Bahia, religiosos e funcionários das Obras Sociais de Irmã Dulce (Osid) realizam um novenário em preparação ao dia dedicado ao Anjo Bom da Bahia.
Já no sábado (13), auge das comemorações, o arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, realiza às 9h a missa festiva em favor da beata, com a participação de visitantes, além de funcionários e pacientes da Osid. O local da celebração também será o santuário de Irmã Dulce, onde vão ocorrer outras missas.
Dentro dos festejos, uma procissão partindo do Largo de Roma em direção à Igreja do Bonfim e retorno ao santuário de Irmã Dulce será realizada às 17h e deve reunir baianos e turistas devotos da freira. Ao término da caminhada, os fiéis poderão assistir à apresentação musical do padre Antônio Maria.
Turismo religioso
Entre os principais projetos da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia para o turismo religioso está a requalificação do Santuário de Irmã Dulce. A Setur repassará R$ 5 milhões de verbas federais mais contrapartida do Estado para requalificação do Largo de Roma. Os recursos, que devem ser liberados ainda neste mês de agosto, servirão para execução de melhorias no sistema viário, urbanização da Praça Irmã Dulce e construção de estacionamento para ônibus de turismo e vans.
De acordo com o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, garantiu à presidente da Osid, Maria Rita Pontes, recursos para qualificação de profissionais que atuam no receptivo do santuário. A Bahiatursa é um dos principais apoiadores do projeto turístico. Diversas ações promocionais foram patrocinadas pelo órgão estadual para promover o local como destino turístico, desde a confecção de folhetos à participação em feiras e eventos.