Turismo Porto e Norte vai convidar emigrantes a passar férias na região

Da Redação
Com Lusa

O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) vai convidar os portugueses a viver no estrangeiro a passar férias na região, através de campanhas promocionais, com o objetivo de combater a crise do setor provocada pela covid-19.

“Estamos a fazer um trabalho com os órgãos de comunicação social portugueses, ou com grande impacto na comunidade portuguesa na diáspora (…). Iniciamos esta semana este trabalho a fim de conseguirmos também lançar estas campanha de apelo aos portugueses residentes no estrangeiro para que venham de fato fazer as suas férias ao Porto e Norte”, avançou Luís Pedro Martins, presidente da TPNP.

A TPNP vai também avançar nas próximas semanas com a promoção do turismo nas cidades da região e no seu turismo náutico, acrescentou Luís Pedro Martins.

“Queremos fazer uma ‘press trip’ de cidades. Só dedicada às cidades. E temos outra em preparação para territórios que já têm estações náuticas”, disse, referindo que o público-alvo é o turista português, mas também o espanhol.

A última ‘press trip’ da TPNP aconteceu na semana passada e foi classifica de “muito “positiva” e “útil” por Luís Pedro Martins, que referiu que o roteiro trouxe para o primeiro plano o “turismo ativo” ao longo da costa entre Caminha e Espinho, com enfoque para o turismo náutico, como por exemplo o windsurf, ‘kitesurf’ ou o surf.

“O ‘feedback’ que temos é que o Douro, o Minho e Trás-os-Montes estão a conseguir atrair mais do que as cidades. As cidades só agora, diria na última semana, estão a reagir e a sentir a chegada de mercados como Espanha, França, Alemanha e alguns americanos e brasileiros”, desvendou o presidente da TPNP.

Luís Pedro Martins alerta, contudo, que este ano vai ser “difícil” e que “na melhor das hipóteses” as empresas do setor talvez consigam ter “30% daquela que era a faturação realizada no ano passado”.

A 08 de julho a TPNP e Associação de Turismo do Porto (ATP) lançaram uma campanha conjunta intitulada “Lá em Cima”, com um investimento balizado entre os 60 e os 70 mil euros e cujo objetivo é promover o Porto, o Douro, o Minho e Trás-os-Montes enquanto os quatro subdestinos turísticos da região.

Portugal contabiliza pelo menos 1.697 mortos associados à covid-19 em 48.898 casos confirmados de infecção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 610 mil mortos, incluindo 1.697 em Portugal.

Interior

Para o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal os números da atual ocupação hoteleira no interior da região provam que a pandemia é uma “grande oportunidade” que o território tem de aproveitar.

“Esta é a nossa grande oportunidade e os números mostram isso. Está a ser mais fácil encher Douro, Trás-os-Montes e Minho e mais difícil as cidades”, assinalou Luís Pedro Martins, exortando o território a “agarrar a oportunidade” e “aproveitar para atrair mais turistas”.

“A covid-19 trouxe algo de menos negativo: pela primeira vez colocou os territórios de baixa densidade na frente do palco, com os holofotes ligados para eles”.

Discursando em Baião, no interior do distrito do Porto, na cerimônia que assinalou o lançamento da primeira pedra da terceira fase da requalificação do Mosteiro de Ancede, com a presença de Graça Fonseca, ministra da Cultura, o presidente da entidade regional de turismo recordou que, antes da pandemia, “havia um problema a resolver”, que era o peso do turismo da Área Metropolitana do Porto, que representava 75% do total da região, “e não conseguir trazer [os turistas] para territórios magníficos como este”.

Dando o exemplo de Baião, nomeadamente o trabalho que aquele município banhado pelo rio Douro tem desenvolvido para atrair mais turistas, Luís Pedro Martins acentuou que o interior norte tem territórios de baixa densidade “muito recheados de conteúdos de oferta cultural, oferta gastronômica, vinhos e enoturismo”.

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