Turismo na Madeira cresce no primeiro trimestre em todos os indicadores

Câmara de Lobos | ©Francisco Correia-Turismo da Madeira

Da Redação
Com Lusa

A secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, revelou, na apresentação do Festival do Atlântico, que a Madeira registrou crescimentos em todas as variáveis turísticas no primeiro trimestre de 2018 em comparação ao período de 2017.

“Os dados do primeiro trimestre deste ano relativos ao setor do turismo continuam positivos e a crescerem nos seus mais importantes indicadores”, disse Paula Cabaço, indicando que o número de hóspedes cresceu 3,6%, as dormidas 3,7%, a estadia média 1,9%, os proveitos totais 9,3% e o revpar [receita por quarto disponível] 4,8%.

Quanto ao Festival do Atlântico, cartaz que tem como principal atração o concurso piromusical internacional a partir do molhe exterior da pontinha, conta este ano com a participação de empresas de fogo-de-artifício da Áustria, África do Sul e do México, terminando no último sábado, mas extra concurso, com a portuguesa Macedo’s Pirotecnia, que organiza e coordena o espetáculo.

O Mercado Quinhentista, a XXIX Feira do Pão Regional (Lions Clube do Funchal), Semana Regional das Artes, o IX Festival Raízes do Atlântico com artistas de Portugal, Cabo Verde, Brasil e Cuba (Xarabanda, Brenda Navarrete, Brigada Vítor Jara, Lura, Terra de Vera Cruz e Simone), o espetáculo ecrã de água, integrado nas comemorações dos 600 anos da descoberta da Madeira e do Porto Santo, animação musical e “sunsets” são manifestações que fazem parte do Festival do Atlântico.

O Festival, já na XII edição, dura todo o mês de junho, sobretudo aos fins de semana (sexta-feira, sábado e domingo), e representa um investimento de 490 mil euros.

A ocupação hoteleira nas duas primeiras semanas, segundo Paula Cabaço, cifra-se em 90%. “Outra sondagem será feita para as duas restantes semanas do festival”, referiu.

A Placa Central da Avenida Arriaga e a Praça do Povo, no Funchal, e Machico são os locais onde vão decorrer as principais atividades do Festival, que procura combinar música e fogo-de-artifício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *