Da Redação
Com sete municípios contemplados, o Ceará recebeu no último dia 7 o seminário itinerante do programa Investe Turismo. A iniciativa, uma parceria entre Ministério do Turismo, Sebrae Nacional e Embratur, pretende acelerar o desenvolvimento, aumentar a qualidade, incentivar a competitividade e gerar empregos em todo o país.
Cerca de 400 gestores, técnicos e empreendedores do setor turístico marcaram presença no evento, o segundo de um circuito que percorrerá todos os estados brasileiros.
Em seu discurso, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, enfatizou que o programa é uma convergência de esforços para que o setor de Viagens assuma a missão de ser um forte gerador de empregos do Brasil. “A essência do programa é a parceria. O Investe Turismo reúne ingredientes estratégicos para transformar cidades em grandes destinos turísticos e rotas em experiências memoráveis para os viajantes. O setor vai assumir, definitivamente, sua vocação”, ressaltou.
O ministro destacou ainda que a parceria com as secretarias de turismo, bem como com as instâncias de governança estaduais e municipais, é ingrediente fundamental para a consolidação do projeto. “Não há nada mais estimulante do que trabalhar para melhorar a vida da nossa população”, finalizou.
Presente na cerimônia, o diretor do Sebrae/CE, Joaquim Cartaxo, destacou que mais de 90% dos empreendimentos no estado vem de pequenos negócios. “Nosso trabalho é fortalecer os destinos turísticos na região cearense. Mais do que isso, é fundamental que os pequenos negócios ganhem um capítulo no plano de desenvolvimento do governo federal e do setor turístico”, destacou o diretor.
Além da capital Fortaleza, Trairi, Jijoca de Jericoacara, Camocim, Cruz, Barroquinha e Chaval fazem parte da Rotas das Emoções, região turística do estado contemplada pelo projeto. Com o objetivo de melhorar a infraestrutura do estado, o Ministério do Turismo já repassou R$ 696 milhões para obras e investimentos no Ceará.
Para o secretário estadual de Turismo, Arialdo Pinho, o estado vive um excelente momento na indústria de Viagens, que tem impactado todo o desenvolvimento econômico e social da região e do país. “O Investe Turismo vem para fortalecer ainda mais este grande potencial do nosso turismo”, complementou o secretário.
De acordo com a última pesquisa mensal de serviços do IBGE, o Ceará registrou crescimento de 10% nas atividades turísticas nos últimos 12 meses, enquanto o Brasil avançou 3,3% no mesmo período.
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, também se reuniu com o governador do Ceará, Camilo Santana, para tratar de projetos prioritários da região e fortalecer ações desenvolvidas em parceria pelo governo federal e Estado em favor do setor. Ainda na programação, o ministro visitou o Beach Park, nos arredores de Aquiraz.