Por Igor Lopes
O primeiro dia do evento “Portugal 360”, promovido pelo governo português no Rio de Janeiro, ficou marcado por conversas de alto nível no campo do turismo.
Especialistas e autoridades dos dois países discutiram as estratégias de Portugal na promoção do país e no trabalho de diversificação das ofertas em todo o território lusitano.
Num dos painéis, que abordou o marketing digital, Lidia Monteiro, diretora coordenadora do Turismo de Portugal, ressaltou que há alguns anos Portugal abandonou os media tradicionais para apostar exclusivamente na divulgação da sua marca no universo digital, o que permitiu ao país chegar exatamente ao seu público-alvo.
Por sua vez, Eduardo Fleury, country manager do buscador de pacotes de turismo Brazil Kayak, avançou que Lisboa é um dos destinos mais procurados no seu site, tendo apenas Miami como destino internacional a frente da capital portuguesa.
Em outro momento das apresentações a pauta foi a importância dos conteúdos turísticos, que contou com a presença de Luís Justo, CEO do festival de música Rock In Rio. Segundo este responsável, o evento musical conta com grande apoio das autoridades portuguesas e brasileiras e ajuda na promoção das regiões onde está inserido, como Rio de Janeiro, Lisboa, Las Vegas e Madri.
Nessa mesma oportunidade, Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil, sublinhou a necessidade de se enxergar o turismo como uma ótima oportunidade de crescimento pessoal e que Portugal está a fazer de tudo para mostrar ao mundo a sua faceta reinventada.
No início da programação, nesta quinta-feira, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, frisou as potencialidades de Portugal e viu a RioTur, empresa pública de turismo do Rio, avaliar positivamente as ações de marketing do governo português nos últimos anos.
O evento acontece na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste carioca, até domingo, dia 20, com entrada gratuita. Em paralelo acontecem o Festival Luso-Brasileiro de Comédia e o Festival de Fado, cujos ingressos podem ser comprados no site www.portugal360.com.br.