Da Redação
Com Lusa
A Associação de Turismo do Porto e Norte vai receber 6,2 milhões de euros para a promoção turística externa entre 2019-2021, que se traduz num aumento de 38% em relação ao último triênio.
“A promoção externa da região Norte passará a contar com um valor anual de 2,097 milhões de euros, o que representa um aumento de 38% face ao protocolo de financiamento que agora termina”, diz a Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP).
O diretor executivo da ATP, Rui Gonçalves, considerou que este “é um aumento interessante” e que a ATP fica “satisfeita” pelo sinal dado à região Norte.
“É um bom sinal de que vamos continuar a crescer e traduz todo o trabalho da ATP reconhecido, porque era uma batalha travada há algum tempo”, disse o diretor executivo da Associação de Turismo do Porto e Norte (ATP), Rui Gonçalves.
De partida do Aeroporto de Sá Carneiro (Porto) para Ponta Delgada, nos Açores, cidade onde é assinado o novo acordo de promoção turística externa 2019-2021 entre a Secretaria de Estado do Turismo, Turismo de Portugal e a ATP, Rui Gonçalves adiantou que a região Norte vai apostar em mercados específicos, designadamente o dos EUA, Canadá e Brasil, mas também no mercado asiático.
“Todo o continente americano, mas também mercados emergentes como o asiático”, especificou Rui Gonçalves, sublinhando, todavia, que a região Norte “não vai descurar o mercado tradicional europeu”.
O protocolo que se renova neste dia 22 para além de reforçar a “confiança que as entidades públicas depositam na ATP no desenvolvimento de ações de promoção da região norte externamente”, apresenta uma configuração financeira que sinaliza os “primeiros passos para uma maior justiça na distribuição das verbas de financiamento”, refere a ATP, lembrando que a matriz de financiamento aplicada até à data, “não traduzia uma equidade na distribuição das verbas que permitisse uma verdadeira coesão territorial”.
Com o aumento do financiamento, a ATP considera haver uma “melhor correspondência” entre o potencial da região Norte, os resultados atingidos e as necessidades de promoção externa do território.
Segundo a ATP, o apoio à internacionalização dos empresários do setor também vai aumentar, com um reforço “na mesma proporção” – de 38% -, para um valor global de “quase 350 mil euros”.
“A evolução das taxas de crescimento do número de turistas estrangeiros, e do proveito global resultante da atividade turística, sustentaram os fundamentos da ATP”, justifica aquele organismo.
Dados do Turismo de Portugal citados pela ATP indicam que a região Norte tem uma taxa de crescimento de proveitos globais do setor nos dois dígitos (11,5%) e apresenta-se como a segunda região com a maior taxa de crescimento em número de hospedes e dormidas de estrangeiros.
A Secretaria de Estado do Turismo anunciou recentemente que as Agências Regionais de Promoção Turística receberão em 2019 mais 37,5%, atingindo um total de 16,5 milhões de euros anuais e o objetivo é reforçar verbas para quatro regiões.
Em declarações à agência Lusa, no dia 14, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, indicava que o reforço das verbas, de 1,5 milhões de euros, ia abranger “regiões que tradicionalmente estavam prejudicadas – Alentejo, Centro, Norte e Açores -, porque tinham um diferencial muito grande em relação às restantes” regiões.