Turismo de Portugal mostra potencialidades em feira carioca

Por Igor Lopes

A maior entidade turística de Portugal e a TAP marcaram presença na 40ª edição da Feira das Américas, que se destaca por ser um evento de turismo organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV). O local da Feira foi o Centro de Convenções do Rio de Janeiro, Riocentro, entre os dias 24 e 26 de outubro, Zona Oeste da cidade.

O espaço destinado a Portugal contou com 150 metros quadrados, suficientes para reunir 18 empresas e entidades regionais do turismo português, que apresentaram propostas para os turistas brasileiros. Essa foi a 26ª vez que Portugal esteve presente nesse evento que, este ano, recebeu a adesão de 50 países. Entre as principais ações voltadas para o público brasileiro, o Turismo de Portugal e a TAP ressaltaram a promoção “Experiência Portugal”, na qual viajantes que saírem do Brasil com escala nas cidades do Porto ou Lisboa ganham uma noite grátis, no caso de reserva de pelo menos duas noites em um dos hotéis parceiros, por meio de cadastro e reserva no site www.experiencia portugal.com.

“A ABAV é um evento de extrema relevância para nós, e poder unir ocasiões importantes como a possibilidade de homenagear personalidades e entidades que contribuem para a promoção do destino de Portugal, sem dúvida é um marco bastante significativo para a Secretaria de Estado de Turismo e para o Turismo de Portugal”, ressalta Cecília Meireles, Secretária de Estado de Turismo de Portugal.

Segundo Paulo Machado, diretor do Turismo de Portugal no Brasil, o importante é reforçar a imagem de Portugal.

“Queremos mostrar aos visitantes e expositores da feira um Portugal moderno, atualizado, com uma ampla e única oferta turística que inclui excelente gastronomia, diversas opções de lazer e divertimento, paisagens deslumbrantes, com as vantagens de usufruir o destino falando o mesmo idioma e o excelente custo-benefício para todos os segmentos de consumo da demanda brasileira”, afirma Paulo.

Privatização da TAP movimenta Governo

Da parte da TAP, que está em vias de sofrer processo de privatização, o corpo a corpo com a imprensa foi o mote para mostrar o potencial da empresa, que domina o mercado brasileiro de transporte aéreo para a Europa. Luiz Mor, vice-presidente da empresa portuguesa, e Mario Carvalho, diretor da TAP para a América do Sul, conversaram com os jornalistas no último dia 25, durante a feira. Nessa ocasião, os responsáveis revelaram que, até agosto, um milhão de passageiros foram transportados pela TAP nas rotas do Brasil, sendo que a expectativa é fechar 2012 com 1,6 milhão de passageiros nessas rotas, num crescimento estimado de 5% a 7% em relação a 2011. Em relação à criação de mais freqüências, Luiz Mór afirmou que a ligação Lisboa-Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Lisboa-Maputo, capital de Moçambique, são as rotas que mais pedem freqüências adicionais.

Mas o assunto que marcou o encontro foi a futura privatização da TAP. O governo português definiu o dia 7 de dezembro como a data limite para que os investidores interessados na privatização da transportadora aérea apresentem propostas vinculativas, e o que se prevê são “bons ventos” durante esse processo.

“Segundo as previsões do Estado português e do grupo Synergy, as coisas devem correr bem e processo estará finalizado até o fim do primeiro trimestre de 2013”, afirmou o diretor de comunicação da companhia, Antônio Monteiro, ao site G1.

Para já, sabe-se apenas que há interesse por parte da Synergy Group. A Avianca, subsidiária da Synergy Group, surge “bem colocada” no processo.

Homenagem do Turismo

No dia da abertura da feira, Cecília Meireles fez uma homenagem à Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, com a entrega da Medalha de Mérito Turístico ao presidente da entidade, Marco Ferraz. Nesse mesmo dia, a governante portuguesa prosseguiu com as comemorações do Ano de Portugal no Brasil, conferindo a Medalha de Mérito Turístico ao ator brasileiro, presidente da Fundação Nacional das Artes e atual Comissário-Geral do Ano do Brasil em Portugal, Antônio Grassi, na sede da Funarte, no centro do Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *